Manter a higiene dos brinquedos dos nossos filhos de quatro patas é uma tarefa, muitas vezes esquecida, porém fundamental para a saúde deles. Não basta somente limpar os objetos, é necessário que a higienização seja feita de forma correta, com produtos próprios para os pets e específicos para os diferentes materiais.
Os brinquedos de plástico devem ser lavados com sabão neutro ou de coco, com uma esponja exclusiva para os objetos dos pets e enxaguado em água corrente; já os brinquedos de pelúcia devem ser lavados à mão ou na máquina de lavar, também com sabão neutro, e sem amaciante.
É importante que os objetos sequem por completo e todo o sabão seja removido antes de serem guardados ou entregues novamente aos pets, pois podem proliferar germes e bactérias. A higienização dos brinquedos deve acontecer ao menos uma vez por semana.
Cobertores, caminhas, roupinhas e outros panos também devem passar pela higienização periodicamente, e têm a mesma indicação dos brinquedos: sabão neutro, sem amaciantes. O aconselhável é seguir a orientação que consta na etiqueta de cada item quanto ao uso da máquina de lavar. O aspirador pode ser utilizado antes da lavagem, a fim de eliminar os pelos acumulados.
Outros itens que também requerem higienização são os comedouros e bebedouros. Estes precisam ser lavados com maior frequência, sendo necessário lavá-los diariamente, para remover pelos, salivas e restos de alimentos que podem juntar fungos e bactérias. A limpeza deve ser feita com sabão neutro e uma esponja exclusiva para os objetos dos pets. Utilizar apenas água sem sabão não é recomendado, pois somente a água não é suficiente para remover a gordura aderida nos recipientes.
Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o blog da Organnact para mais dicas como esta!