Blog PET

< voltar
28.04.2022 | Bem-estar

Seu cão tem medo de barulho alto? Saiba o que fazer

medo de barulho alto

Descubra o que pode ser feito para amenizar o medo de barulho alto 

Seu cão se assusta facilmente com qualquer barulho? Depois do olfato, a audição é o sentido mais apurado de um cachorro.

Eles podem ouvir entre 15 Hz e 40 kHz, enquanto nós humanos escutamos entre 20 Hz e 20.000 Hz. Então, existem sons que nós não detectamos ou são “tranquilos” aos nossos ouvidos, mas que podem incomodar os animais, como fogos de artifício, barulho do secador de cabelo, liquidificador, campainha ou uma tempestade. 

Saiba o que pode ajudar seu cão a superar o medo nessas situações. 

Quais são os riscos? 

Os cães, instintivamente, procuram-se proteger quando ouvem barulhos altos. O problema é que muitas vezes o animal tenta fugir ou se esconder, pulando muros e/ou janelas, o que pode feri-los gravemente e muitas vezes ao fugir, eles acabam-se perdendo.  

Principais sinais 

Analisar o comportamento do seu animalzinho é a principal forma de detectar se ele está amedrontado ou estressado. Alguns dos sinais apresentados por eles nestas situações são: 

  • Postura encolhida; 
  • Tremores;
  • Respiração ofegante; 
  • Vômito; 
  • Agressividade; 
  • Necessidades fisiológicas fora do local habitual; 
  • Eles se escondem embaixo de cama ou armários;
  • Hiperatividade e hipervigilância; 
  • Latidos em excesso e 
  • Fugas. 

Soluções alternativas para o medo de barulho alto 

Encontre formas alternativas de ajudar seu cão, tanto para reduzir o ruído, quanto para acalmá-lo. 

1) Dessensibilização: Simule ruídos que possam assustar seu cachorro, como por exemplo fogos de artifício, coloque este som no seu celular no volume mais baixo e de forma gradativa vá aumentando até ficar mais próximo do som real e o animal se acostumar. 

Ofereça petiscos durante este processo de dessensibilização para ajudá-lo a relacionar a situação a um bom momento. 

Se você julgar que seu pet ainda está com medo, comece o processo novamente do zero. Lembre-se que este é um processo de longo prazo, tenha paciência e respeite os limites de seu cachorro. 

2) Protetor Auricular:  Ajuda a reduzir o impacto do som e protege a audição. 

3) Porto Seguro: Forneça um espaço tranquilo e seguro com as coisas que o seu cão adora, como um cobertor macio, bichos de pelúcia ou até mesmo uma peça de roupa com seu cheiro para acalmá-lo. Vai ser como um porto seguro para ele. Lembre-se de remover objetos pontiagudos que possam feri-lo de perto. 

4) Companhia: Se possível, fique com ele para que ele perceba o seu suporte e não se sinta sozinho. 

O susto e o medo podem surgir de experiências traumáticas passadas e sensibilidade genética a barulhos. Até mesmo certas atitudes do tutor podem contribuir para o desenvolvimento do problema. 

Portanto, não espere até ver seu cão assustado para aplicar esses truques. Você pode treiná-lo desde cedo para se acostumar com ambientes barulhentos, assim quando ele se deparar com alguma destas situações no dia a dia, ele estará mais preparado.  

Certifique-se de consultar um profissional em adestramento/comportamento ou médico-veterinário para indicar as técnicas que serão mais adequadas para o seu cachorro. 

O que achou do conteúdo? Continue acompanhando o blog da Organnact para ficar por dentro do mundo pet. 

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também