Blog PET

< voltar
19.08.2021 | Cuidados

Saiba quais são as 3 doenças mais comuns em cachorros no inverno

Saiba como proteger o seu cachorro na época mais fria do ano

Existem algumas doenças doenças comuns em cachorros, que aparecem especialmente no inverno. A médica-veterinária da Organnact, Lais Antunes, trouxe algumas informações das doenças mais frequentes. Saiba quais são essas enfermidades e como proteger o seu cachorro na época mais fria do ano:

1. Traqueobronquite Infecciosa Canina

Também conhecida como Complexo Respiratório Infeccioso Canino, a Traqueobronquite Infecciosa Canina é popularmente chamada de Tosse dos Canis. Bastante comum durante o inverno, ela pode ser comparada com a gripe ou resfriado nos humanos. Lais explica que, nos cachorros, vários agentes podem estar envolvidos com essa doença. “Podemos citar o adenovírus tipo 1, o vírus da influenza canina (H3N8), o vírus da parainfluenza canina, o herpesvírus canino tipo 1 e o coronavírus canino respiratório”, diz.

Os sintomas mais comuns dessa doença são o aparecimento repentino de tosse, que se agrava com exercícios e excitação, engasgos e ânsias. Secreções nasais também podem estar presentes. Se não tratada, a Traqueobronquite Infecciosa Canina pode gerar complicações, como a pneumonia. Portanto, fique atento aos sintomas do seu cachorro e, se preciso, consulte um médico veterinário. 

2. Bronquite Crônica

A bronquite crônica é o processo inflamatório dos brônquios – estruturas contidas no pulmão que transportam o ar. Essa doença pode ser causada por bactérias e por substâncias ambientais e/ou tóxicas que podem causar alergias. “Os sintomas mais comuns na bronquite crônica são a tosse, espirros e dificuldade respiratória. No inverno, os casos de reagudização e crises tendem a aumentar”, afirma Lais.

3. Cinomose

O vírus da cinomose também é mais comum no inverno. Lais explica que a infecção geralmente se inicia pelo epitélio respiratório. Infecções do trato gastrointestinal e do sistema nervoso neste caso também podem ocorrer. “Cães jovens, imunodeprimidos e não-vacinados são mais predispostos ao desenvolvimento da doença”, ressalta.

Entre os sintomas, encontram-se a secreção nasal (mucopurulenta ou serosa) e secreção nos olhos, seguidas de uma tosse seca. Apatia, febre e pneumonia também podem ser observados com o avanço da doença, além de diarreia, vômito e sinais neurológicos. Essa doença possui alto índice de mortalidade, portanto, é de extrema importância que você mantenha a vacinação do seu cachorro em dia.

Leia também: Cachorro sente frio? 5 dicas para aquecer o seu pet no inverno

Outras doenças

A obesidade é uma doença que pode surgir no frio. A diminuição da frequência de exercício dos tutores pode afetar os animais e desencadeá-la. Portanto, é importante manter uma alimentação equilibrada para o seu pet, evitar oferecer “petiscos” não recomendados e continuar com exercícios e brincadeiras nas horas mais quentes do dia. 

Como posso evitar essas doenças?

Além de manter a vacinação do seu pet em dia, é fundamental fornecer água sempre fresca e uma alimentação equilibrada e balanceada. Oferecer ao seu amigo um ambiente limpo, com enriquecimento ambiental, também ajuda a evitar o aparecimento dessas doenças. 

Durante o inverno, diminua os banhos, mantenha os pelos longos e ofereça roupinhas e cobertores para evitar que o seu pet sinta frio. De maneira geral, é importante levar o seu cachorro a visitas ao médico veterinário ao menos uma vez ao ano, para realizar um check-up e garantir que esteja tudo bem com a sua saúde. 

A importância da vacinação

As vacinas polivalentes previnem várias doenças, inclusive a traqueobronquite infecciosa e a cinomose, citadas acima. Também existem vacinas para gripe canina, giardíase e raiva. O protocolo de vacinação deve iniciar com o seu cachorro ainda filhote e precisa ser reforçado anualmente. Para saber quais  vacinas o seu pet pode tomar, consulte o médico veterinário de sua confiança.

Em nosso blog, você pode conferir 3 dicas para saber se o seu gato está com frio, além de ler muitos conteúdos sobre o dia a dia com o seu bichinho de estimação. Acesse agora.

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também