Blog PET

< voltar
19.11.2020 | Mundo Pet

Quando os cães foram domesticados?

A relação entre os cães e os seres humanos já é antiga, mas você sabe como e quando tudo começou? Vem que a gente conta

Cachorros são os melhores amigos de homens, mulheres, crianças e idosos, quanto a isso não há a menor dúvida. Eles estão presentes na vida de muita gente desde o nascimento e permanecem fiéis para sempre. É difícil até mesmo imaginar a nossa sociedade sem estes fiéis escudeiros. Mas quando foi que estes animais, originalmente selvagens, se tornaram esses companheiros inseparáveis da raça humana?

Os indícios arqueológicos apontam que os primeiros sinais de domesticação são da era glacial, cerca de 500 mil anos atrás. Nossos ancestrais provavelmente se aproximaram dos lobos da época porque eles poderiam ser úteis nas caçadas, algo que contribuía para a sobrevivência das duas espécies.

Leia mais:

Saiba como manter a saúde dos ouvidos do seu pet

5 cuidados especiais para cães com deficiência motora

Quais são os cuidados necessários após a castração do meu pet?

Relacionamento forte

Os cachorros foram os primeiros animais domesticados pelos humanos, mas isso não quer dizer que não houve tentativas com outras espécies. Especialistas acreditam que os humanos podem ter tentado se aproximar de outros animais, mas conseguiram ter êxito com os lobos ancestrais em função de uma série de fatores comportamentais deles.

Apenas a vantagem na hora da caça não seria suficiente para que humanos e cães formassem a forte e sadia aliança que vemos até hoje. Para que isso acontecesse, foi preciso que eles tivessem um senso de relacionamento e um comportamento social bastante apurados. Através desses requisitos necessários para criar esse laço de amizade, os cães passaram a interagir com seres humanos durante o ano inteiro, independentemente da necessidade causada por alguma estação do ano específica, o que acabou fortalecendo a relação entre as duas espécies.

Hoje, os nossos melhores amigos preservam algumas características de seus ancestrais selvagens, mas se tornaram uma espécie animal totalmente independente, caracterizada pela fidelidade e pela alegria!

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Veja Também