Blog PET

< voltar
09.09.2020 | Cuidados

Quais são os cuidados necessários após a castração do meu pet?

Período pós-operatório é muito importante para uma recuperação plena. Confira as dicas para depois da castração

A castração é um procedimento muitas vezes necessário não apenas para evitar filhotes não planejados, mas também para impedir problemas de saúde em cachorros e gatos, como câncer de testículo ou de ovários. Assim como toda cirurgia, o período pós-operatório é muito importante para garantir que o pet se recupere com saúde e conforto.

Por isso, é preciso tomar algumas medidas para que você e ele passem por esse momento da melhor forma possível e sem sofrimento. Confira algumas dicas que o Blog da Organnact preparou:

Siga a medicação à risca

Depois da cirurgia, o veterinário provavelmente receitará um ou mais medicamentos para a recuperação do animal. É muito importante seguir a receita. Caso o pet não esteja aceitando o remédio ou vomitando depois de tomá-lo, entre em contato com o veterinário. Ele deve estar ciente dessa dificuldade para indicar o melhor caminho.

Evite atividades físicas

Durante o período de recuperação, o animal precisa de repouso. É difícil impedir que ele se movimente, mas você pode evitar de incentivar ele a correr, pular, brincar, passear, conviver com outros animais e fazer outros movimentos que podem prejudicar a recuperação, pelo menos por um tempo. Esse período de repouso deve durar entre 7 e 10 dias.

Cuide das cicatrizes

As suturas colocadas para a cicatrização variam de acordo com o gênero e o tipo de animal. É muito comum que o animal tente tirá-las antes do tempo, e isso pode prejudicar a recuperação. Portanto, preste atenção nelas, verificando pelo menos duas vezes ao dia se tudo está no lugar. O veterinário vai indicar qual é a aparência normal das cicatrizes e quando algo está fora do comum.

Outros cuidados, como manter a dieta regularmente (sem oferecer petiscos ou guloseimas nesse período) e prestar atenção em sangramentos, diarreia e dificuldades para urinar, por exemplo, também são importantes. Mantendo esses cuidados, seu pet deve estar pronto para brincar e correr pela casa em pouco tempo! 

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também