Entenda mais sobre essa prática que ajuda a desenvolver as habilidades e melhorar o bem-estar dos pets.
Os cães e gatos têm instinto de caçador, uma herança de seus ancestrais, que precisavam caçar presas para se alimentar e garantir a sobrevivência. O Enriquecimento Alimentar (EA) é uma prática importante na rotina dos pets, pois utiliza alimentos para estimular instintos naturais, como farejar e caçar. Aprenda mais sobre!
O enriquecimento ambiental alimentar nada mais é do que uma forma interativa de alimentar os animais, cujo principal objetivo é estimular os pets a usarem suas habilidades e sentidos para conquistar seu próprio alimento. O EA também é importante para o bem-estar dos pets, pois ajuda a mantê-lo ocupado, reduzindo sinais de estresse e contribuindo para o gasto de energia.
Para introduzir o Enriquecimento Alimentar na vida do seu peludo, você pode começar retirando o comedouro do local habitual do animal (sem que ele perceba) e escondendo a comida em vários cantos da casa. No momento em que o pet sentir fome, usará seu instinto para encontrar a comida que está escondida.
Você pode utilizar o mesmo alimento que seu animal de estimação consome todos os dias, ou estimular os sentidos oferecendo algo diferente, assim ele pode experimentar alimentos com outros cheiros, texturas e sabores.
Uma forma muito utilizada de EA é através de brinquedos recheáveis, onde você pode fornecer a comida dentro de diferentes objetos, dessa forma o bichinho vai ficar entretido com a atividade até ser recompensado com uma comidinha saborosa.
Para os felinos, as fontes de água são uma ótima alternativa para estimular a hidratação, uma vez que eles dão preferência à água corrente.
Comece a praticar o enriquecimento ambiental e alimentar para desenvolver as habilidades do seu animal de estimação. Você verá o efeito positivo que isso trará para o bem-estar dele.
O que achou do conteúdo? Clique aqui e confira mais artigos sobre o mundo pet em nosso blog!