< voltar
29.04.2022 | Cuidados

Veterinário nutricionista, qual a sua importância?

veterinário nutricionista

Entenda por que contar com um médico-veterinário nutricionista é importante para auxiliar na prevenção de doenças

A nutrição é um dos pilares mais importantes para a manutenção da saúde e longevidade dos animais e deve receber constante atenção pelos tutores e essencialmente pelo médico-veterinário nutricionista. 

Você sabe o quanto o médico-veterinário nutricionista pode auxiliar na prevenção de doenças nos pets?

Continue lendo o texto para entender essa importância.

O médico-veterinário nutricionista

Em entrevista para o Conselho Federal de Medicina Veterinária, Ronald Glanzmann (médico-veterinário com experiência em nutrição clínica) afirma que: “assim como na medicina humana, a saúde, a alimentação e a suplementação estão intrinsecamente relacionadas, atuando na longevidade, prevenção de doenças e bem-estar dos animais”.

O veterinário nutricionista trabalha com o conceito de medicina funcional integrativa, que utiliza os princípios da nutrição funcional, para direcionar o tratamento não somente para a causa, mas também para o tratamento da doença. Além disso, utiliza a nutrição clínica  direcionando nutracêuticos para as situações de e/ou recuperação, por meio de uma formulação específica para cada caso. 

A nutrição clínica pode ser associada à medicina funcional integrativa, de modo que a suplementação com nutrientes e nutracêuticos corretos possa ser utilizada tanto na prevenção quanto no tratamento da doença, podendo ser associada a protocolos clínicos tradicionais, visando acelerar a recuperação e proporcionar qualidade de vida aos animais.

Por que devo levar meu pet para uma consulta com um veterinário nutricionista?

Assim como nós, os pets apresentam sinais quando a saúde não está em dia. 

Alterações nos pelos, fraqueza, desânimo, perda de massa muscular, dificuldade de crescimento e aparecimento de irritações ou feridas na pele são alguns dos sinais que podem indicar alguma carência nutricional. 

Os pets também podem apresentar alergias ou, até mesmo, intolerância a determinados alimentos ingeridos. Por isso, o acompanhamento com um médico-veterinário é importante para avaliação do estado de saúde do animal e para o diagnóstico de problemas nutricionais, que podem ser tratados através da dieta, por meio de alimentação adequada e suplementação. 

Como o nutricionista pode ajudar na alimentação do seu pet?

  • Escolha do alimento adequado: o médico-veterinário pode identificar as necessidades nutricionais do pet, de acordo com a idade, peso, porte e fase de vida, e possíveis restrições alimentares, indicando o alimento mais adequado;
  • Prescrição de alimentação natural: o médico-veterinário pode prescrever a dieta; formular de acordo com as exigências nutricionais do animal; orientar em relação a pesagem e cozimento dos ingredientes;
  • Prescrição de suplementos para a reposição de vitaminas, minerais e aminoácidos, bem como para auxiliar no tratamento de enfermidades.

Agora que você já sabe os benefícios do acompanhamento nutricional para a saúde dos pets, procure um veterinário nutricionista de sua confiança!

Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre o mundo pet!

Referência:
www.crmvrn.gov.br/2021/03/31/medico-veterinario-e-zootecnista-abordam-importancia-da-nutricao-dos-animais/

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também