Blog PET

< voltar
11.10.2021 | Cuidados

Aprenda como alimentar um cachorro sem apetite

Essa situação pode acontecer por diversos motivos. Saiba como ajudar seu bichinho quando ele não quer comer

Mulher alimentando seu cachorro branco que sem apetite.

Você já aprendeu em nosso blog que a falta de apetite pode ser um sinal de que algo não está bem com o seu pet. Mas como podemos ajudar nossos bichinhos que estão sem apetite? Confira algumas dicas a seguir:

Entenda o problema

O primeiro passo após perceber que o seu cachorro está sem apetite é entender o que está acontecendo. Observe os hábitos do seu bichinho e, se necessário, leve-o ao veterinário. Se a causa da falta de apetite for alguma doença ou desconforto, o médico veterinário poderá auxiliar e indicar os medicamentos ideais para cuidar do seu melhor amigo. 

Um ambiente adequado

Ninguém gosta de comer em um ambiente sujo, não é mesmo? Com o seu pet é a mesma coisa! Na hora da alimentação, certifique-se que o ambiente da refeição está limpo e organizado e, principalmente, longe do lugar em que o seu pet faz as necessidades dele. Assim como nós, que gostamos de realizar as nossas refeições em lugares apropriados, os nossos pets também merecem esse conforto.

Atenção para os petiscos

Se o seu cachorro está sem apetite e aparentemente não há um motivo para isso, fique atento às “beliscadas”. Os petiscos são uma ótima forma de dar carinho para os nossos “filhos”, mas, assim como os outros alimentos, devem ser ofertados com moderação. Certifique-se de que o seu amigão não está comendo fora de hora e “beliscando” a comida em horários que estão atrapalhando a sua alimentação. Além disso, lembre-se de que não são todos os alimentos que fazem bem para o seu pet e tome cuidado com o que você vai ofertar para o seu melhor amigo.

Observe a comida

Um dos pontos da falta de apetite pode ser a própria comida. A troca de ração repentina pode ser motivo de estranhamento para seu pet. Por isso, atente-se para realizar a troca de maneira gradativa. Além disso, a forma de armazenamento da ração merece atenção. Mantê-la em um recipiente fechado, em temperatura ambiente e preferencialmente sem exposição de luz e sol ajudam na conservação e manutenção dos ingredientes do alimento. Uma ração mal-conservada perde nutrientes importantes e essenciais que podem ser a causa de desinteresse do seu pet. Por isso, nesse caso, realize a troca de ração ou tente oferecer outros tipos de alimento completo para ver com qual ele se adequa. Uma outra alternativa é oferecer ao seu pet uma dieta natural.

Crie uma rotina

Criar uma rotina de alimentação para o seu pet pode ajudar a monitorar a falta de apetite e a quantidade de ração que ele está comendo. Para isso, ofereça a ração sempre nos mesmos horários, até que ele entenda e absorva essa rotina.

Se você gostou desse post, não deixe de conferir o blog Mundo Pet, no site da Organnact, com vários conteúdos úteis para o seu dia a dia com os pets.

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também