A dieta natural está ganhando cada vez mais espaço no mercado pet e na vida dos tutores de cães e gatos, o que é muito bom. Entretanto, pode ser confundida com a “alimentação caseira” e, portanto, exige atenção, pois são dietas diferentes!
A alimentação caseira é aquela em que as sobras dos alimentos utilizados nas refeições dos tutores são fornecidas ao animal, sem estudo ou balanceamento correto, saciando o animal, mas não necessariamente nutrindo, mesmo que os ingredientes utilizados sejam frescos ou in natura.
A dieta natural, formulada por um veterinário ou zootecnista, é balanceada e composta por ingredientes minimamente processados, contendo níveis adequados de nutrientes para o pet se manter saudável.
No entanto, ambas as dietas podem não oferecer todos os nutrientes necessários para a saúde do animal, sendo fundamental a suplementação.
Portanto, é de extrema importância entender as necessidades do pet, o estilo de vida, idade, sexo e raça para escolher a melhor dieta e suplementar corretamente, evitando que as deficiências de nutrientes causem problema a longo prazo, tanto para cães quanto para gatos.