Blog PET

< voltar
23.09.2021 | Cuidados

3 dicas especiais de como dar remédio para o seu gato

Seu felino não gosta de tomar remédios? Confira algumas dicas para esse momento

Gato tomando remédio em uma seringa

A hora do remédio nem sempre é agradável para os pais e mães de pet. Mas, apesar de ser um momento complicado, nós sabemos da importância de cuidar da saúde dos nossos bichinhos com carinho e muito amor. Por isso, sempre damos um jeitinho de fazer com que essa hora seja a mais tranquila possível… Tudo para oferecer o melhor cuidado para a saúde do nosso gatinho.

A Organnact separou três dicas para te ajudar na hora de oferecer um medicamento para o seu gato. Confira:

1. Utilize uma toalha

Uma das técnicas mais comuns para oferecer remédios ao seu gatinho é enrolá-lo em uma toalha, deixando-o imobilizado. Assim, evitará que ele arranhe ou se solte. Após enrolá-lo, você precisará abrir a boca do animal, deixando a cabeça levemente inclinada. Coloque o medicamento na boca do seu bichinho e massageie a garganta, para auxiliar na deglutição, ou ainda assopre na boquinha dele.

2. Misture o medicamento no alimento úmido

Uma boa dica é misturar o medicamento no alimento úmido ou em petiscos, por exemplo. Apesar de ser uma boa dica, nem todos os gatos se adaptam a ela. Diferente dos cachorros, os felinos possuem um paladar muito exigente e podem sentir o gosto do remédio, deixando a comida de lado. Por isso, apesar de ser uma técnica bastante útil, é importante observar o comportamento do felino, garantindo que o remédio seja ingerido.

3. Seringa

A última dica é utilizar uma seringa para oferecer o medicamento ao seu gato. Lembre-se que, na maioria dos casos, você precisará abrir a boca do seu felino. Você pode levantar a cabeça dele para que ele abra a boca. Então, ajude-o a engolir massageando a sua garganta. 

No caso da seringa, ela pode ser bastante útil para remédios líquidos. Se o remédio for em comprimido, você pode cortar a abertura da seringa, para que o comprimido possa sair. Uma outra opção é triturar o comprimido e misturá-lo  com água – para isso, procure orientação do seu veterinário, certificando-se que isso não diminuirá a eficácia do remédio.

Lembre-se que a saúde do seu gatinho é muito importante. Por isso, por mais difícil que a hora da medicação possa parecer, fazer um esforço para vê-lo saudável sempre vale a pena. 

Em situações de estresse como essa, você também pode suplementar a alimentação do seu gato com Calmyn Cat, que contém aminoácidos que o ajudarão a ficar mais tranquilo.

No blog Mundo Pet, você confere mais dicas que vão te ajudar no dia a dia com os bichinhos. Acesse!

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também