< voltar
16.03.2022 | Mundo Equino

16 de Março, Dia Internacional do Cavalo. Saiba por que esta data é tão especial!

O Dia Internacional do Cavalo é celebrado anualmente no dia 16 de Março para ressaltar a força e singularidade deste magnífico animal 

Os cavalos são animais singulares, extremamente inteligentes, companheiros, leais e, ao mesmo tempo, fortes e robustos. 

Para celebrar o Dia Internacional do Cavalo, separamos algumas curiosidades sobre este incrível universo. Confira! 

O Cavalo: um ícone de força e liberdade 

Sabemos que os cães são os melhores amigos do homem, mas os cavalos também são muito fiéis. Dotados de uma lealdade incomparável, os cavalos ajudaram (e continuam ajudando!) muitas pessoas ao longo dos séculos, tanto no transporte, para puxar carroças ou transportar suprimentos, como na caça, lazer e esporte. 

Além disso, este animal desenvolveu habilidades sociais mais amistosas e dóceis que originaram a equoterapia, na qual diversas atividades são realizadas para auxiliar no desenvolvimento biopsicossocial e no tratamento de pessoas com necessidades especiais e/ou deficiência. 

Leia mais: O que é equoterapia? 

Dia Internacional do Cavalo: porque eles merecem! 

“Se você não acredita que eles têm ALMAS, é porque não olhou dentro de seus OLHOS por tempo suficiente.” 

Você sabia que a imagem do cavalo tem muitos significados simbólicos? Cavalo significa liberdade e independência, porque transmite a sensação de que é possível ir a qualquer lugar quando quiser. Também simboliza força, coragem, autoconfiança, poder e velocidade.  

O que acabamos de contar é apenas parte do motivo pelo qual os cavalos são criaturas magníficas e merecem homenagens não somente no Dia Internacional do Cavalo (16 de Março), mas todos os dias. 

Por isso, separamos algumas curiosidades incríveis sobre o universo equino. 

4 curiosidades sobre os cavalos 

Bom campo de visão 

Os cavalos têm os maiores olhos em comparação com outros mamíferos terrestres. Possuem um campo de visão lateral aguçado e podem sentir qualquer tipo de ameaça. Os olhos podem ter até 6 cm de diâmetro! 

Memória de elefante 

Estudos já mostraram que os cavalos têm uma memória excelente. Eles aprendem mais rápido do que qualquer outro animal e nunca mais esquecem. Eles têm um bom senso de direção e podem facilmente se lembrar de lugares que estiveram, situações positivas ou negativas, pessoas e como foram tratados. 

É um animal sensível, com uma enorme capacidade de memorização. Quando bem cuidados, os cavalos lembram-se da pessoa para toda a vida com muita gratidão. 

A idade recorde de um cavalo é 62 anos 

A expectativa de vida de um cavalo é de 25 a 30 anos. O Velho Billy, da Inglaterra, provou ser forte o suficiente para ir muito além dessa marca: ele viveu por 62 anos, de 1760 a 1822. 

Orelhas podem se mover em 180 graus 

Os cavalos também escutam com clareza. Cada orelha tem cerca de 16 músculos e pode se mover até 180 graus. Outra curiosidade interessante é que ao tocar as orelhas, é possível saber exatamente a temperatura sentida pelo cavalo. Bacana, né? 

Gostou das curiosidades sobre os cavalos? Eles realmente merecem todas as homenagens. Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como esse e um VIVA aos cavalos!

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também