Blog Equino

voltar
16.03.2021 | Mundo Equino

Cauda, casco e pelos: o incrível tato dos cavalos e suas peculiaridades

Com um tato extremamente sensível, os cavalos podem sentir coisas que parecem imperceptíveis para nós. Confira:

Você já ouviu falar que cavalos são animais muito sensíveis? Que podem sentir coisas que ninguém mais sente no ar? Isso é realmente verdade, e não se deve a nada místico ou espiritual, mas sim ao incrível tato dos equinos. Eles usam todas as partes do corpo, como calda, cascos, pelo e nariz, para sentir as mudanças e interpretar o mundo ao seu redor, tudo com uma sensibilidade muito aguçada.

Tato para interpretar e sentir o mundo

Os cavalos usam essa sensibilidade privilegiada para sentir o mundo ao seu redor e identificar objetos, produtos, temperatura e instruções de seus criadores. Veja quais são as principais maneiras deles fazerem isso através do tato:

  • Cascos: as terminações nervosas nos cascos dos cavalos ajudam eles a sentir o terreno e saber onde podem pisar. Essa capacidade é tão forte que há diversos relatos de cavalos antecipando terremotos e outras movimentações, como a chegada de outros animais ou de seres humanos;
  • Pelos do nariz: os pelos do nariz ajudam os cavalos a identificar objetos e a reconhecer as coisas. Funcionam auxiliando eles a identificar se algo é ameaçador ou não. Por isso, é recomendável não cortá-los.
  • Pele: é através da pele e dos pelos que os cavalos interpretam instruções e conseguem entender o que queremos ao guiá-los. Eles entendem as variações na pressão feita pelas pernas do montador, sentem mudanças de temperatura muito facilmente através do corpo e conseguem identificar o menor toque, como o de uma mosca.

O tato é o principal sentido na relação entre o cavalo e o seu cavaleiro. Um bom relacionamento depende muito de entender o grau de sensibilidade do animal, deixar ele usar esse sentido aguçado para entender o terreno, as instruções dadas e tudo que ele encontra pelo caminho.

A Organnact tem o suplemento perfeito para manter pelos e cascos sempre saudáveis, ajudando o sentido do tato do animal a ficar ainda mais aguçado. Clique aqui e conheça o Casco e Pelo Turbo!

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Veja Também

Solicitar pelo WhatsApp