Blog Equino

voltar
07.04.2022 | Mundo Equino

Andar a cavalo faz bem! Conheça os benefícios

andar a cavalo

Muito mais do que uma atividade de lazer, andar a cavalo traz inúmeros benefícios para a saúde. 

Andar a cavalo pode ser uma incrível lição de vida. Seja nos esportes (incluindo saltos e muitas manobras) ou nas caminhadas na natureza, a atividade recarrega as energias, dá a sensação de liberdade, aumenta o vínculo com os animais e também exercita o corpo e a mente. 

Uma prática muito popular é a equoterapia, que auxilia no desenvolvimento biopsicossocial (aspectos biológicos, psicológicos e sociais ) de pessoas com necessidades especiais e/ou deficiências. 

Leia mais: O que é equoterapia?

Benefícios de andar a cavalo 

Separamos a seguir os principais benefícios que a prática da cavalgada pode proporcionar para a saúde: 

Fortalece os músculos

Isso mesmo! Pode parecer apenas um passeio relaxante, mas andar a cavalo trabalha os músculos do corpo e proporciona gasto de energia. Como o cavalo é um animal robusto, você precisa de força nas pernas, braços e costas para guiá-lo na direção desejada.  

Desenvolve o equilíbrio e a coordenação motora

Cavalgar auxilia na postura e no equilíbrio, pois o seu corpo é forçado a ficar em uma posição ereta para se manter em cima da sela. 

Reduz o estresse e promove bem-estar

O simples contato com a natureza já traz a sensação de bem-estar, e quando você soma isso à interação com os animais, você tem a melhor receita para uma atividade agradável, que contribui positivamente para a saúde mental.  

Essa exposição consegue baixar a pressão arterial, aumentar a produção de hormônios da felicidade e reduzir os sintomas de estresse e ansiedade. 

Desenvolve a liderança e a autoconfiança

Além de ser um esporte para desenvolver novas habilidades, estimula a liderança e a autoconfiança. Isso porque o ato de montar e conduzir animais de grande porte é uma relação de confiança mútua que exige coragem e superação de medo. 

Aproxima da natureza e propicia interação social

O contato com o ar puro, grama fresca, flores coloridas e o canto dos pássaros traz mais qualidade de vida, aumenta a valorização da vida animal e preservação da natureza. 

Andar a cavalo é uma ótima opção de atividade para incluir familiares e amigos, mas também para fazer novas conexões de amizade, pois oferece a oportunidade de conhecer outros amantes de cavalos.

A experiência de cavalgar te presenteará com um grande amigo e um vínculo para toda a vida. Os cavalos são animais majestosos, afetuosos, inteligentes e, acima de tudo, leais. Em cada passeio você aprenderá um pouquinho mais sobre os movimentos, comportamentos e personalidade do animal. 

Se você ainda não teve a oportunidade de andar a cavalo, procure um haras próximo de sua região e experimente esse desafio. 

O que achou do conteúdo? Continue acompanhando o blog da Organnact para mais conteúdo do mundo equino.

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também

    Solicitar pelo WhatsApp