< voltar
06.07.2021 | Dica de Adestrador

Dicas de adestrador: entenda o que é o reforço positivo

Como educar o seu pet através da técnica de reforço positivo

A ideia do reforço positivo surgiu por meio do behaviorismo – conjunto de abordagens que visam estudar o comportamento humano e animal. Os estudiosos dessa linha de pensamento acreditam que os comportamentos são uma resposta a experiências e, por isso, poderiam ser moldados por meio de condicionamentos.

O experimento

Um médico russo chamado Ivan Pavlov realizou, na década de 20, um experimento com cachorros para exemplificar a ideia behaviorista. O médico percebeu que os cachorros salivavam na hora da refeição. Então, passou a tocar um sino todas as vezes em que iria servir alimento para os animais. Tempos depois, o médico percebeu que os cachorros salivavam apenas ao ouvir o toque do sino, mesmo que não houvesse comida em seus pratos, pois tiveram o seu comportamento educado por meio do condicionamento. O estudo foi publicado em Londres, no ano de 1927, com o nome “Conditioned reflexes”.

Punição positiva, punição negativa, reforço positivo e reforço negativo

Nesse contexto, existem alguns conceitos que precisamos entender para o adestramento:

  • Reforço positivo é quando damos (petiscos, por exemplo) ou fazemos (carinhos e brincadeiras) para reforçar um comportamento (sentar, dar a pata etc);
  • Reforço negativo é quando é retirado algo que o cão não gosta (ao realizar um comportamento ideal, é pausado um barulho irritante, por exemplo);
  • Punição positiva é quando pune-se o cachorro com uma situação desconfortável (como sprays com água);
  • Punição negativa é quando tiramos do cachorro algo que ele gosta.

O reforço positivo

Quando falamos de adestramento positivo, utilizamos o reforço positivo, recompensando o animal pelos comportamentos corretos, fazendo com que ele associe suas atitudes a coisas positivas e repita-as com frequência. 

Esse tipo de adestramento exige paciência e dedicação, pois é realizado por meio da repetição. Para que o processo seja realizado de forma mais simples, é importante conhecer o comportamento de seu animal, porque não existem fórmulas secretas: cada animal tem a sua personalidade e o seu jeito e, assim sendo, cada um reagirá de uma forma.

E se você quer tentar adestrar o seu pet com o reforço positivo, não deixe de experimentar o Pet Palitos, um suplemento vitamínico em forma de um delicioso petisco.

No blog Mundo Pet, da Organnact, você encontra diversas dicas para o dia a dia com o seu pet. Não deixe de conferir.

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também