Blog PET

< voltar
06.04.2022 | Dicas

Previna a gripe canina neste outono

gripe canina

A gripe canina aparece com mais frequência na chegada do outono e do inverno. Saiba mais sobre os sintomas e como prevenir essa doença respiratória 

Com a chegada de temperaturas mais baixas e do tempo seco do outono e do inverno, começam a reaparecer as doenças respiratórias. Assim como os humanos, os animais de estimação também podem ficar gripados.  

A gripe canina, embora não seja considerada um problema grave, é uma doença que deve ser levada em conta, por isso é importante ficar atento ao seu pet.  

O que é a gripe canina? 

A gripe canina é uma doença respiratória causada por um vírus, também conhecido como Influenza A. Apesar de altamente contagiosa, costuma ser leve e se espalha através do contato entre um cão contaminado e outro, durante um passeio no parque ou no compartilhamento de brinquedos e comedouros.  

Quais sintomas da gripe canina? 

Os principais sintomas da gripe canina são: 

  • Espirros e coriza; 
  • Tosse contínua, confundida muitas vezes com engasgos; 
  • Perda de apetite; 
  • Vômitos;
  • Febre; 
  • Apatia e cansaço; 
  • Secreção ocular em excesso. 

Se você notar alguns destes sintomas, leve-o ao veterinário o mais rápido possível, pois o quadro pode evoluir para outros problemas de saúde. 

Tem tratamento? 

Água, alimentação saudável, suplementação e descanso são essenciais para fortalecer o sistema imunológico e garantir uma boa recuperação.  

Evite a tentação de usar um remédio humano para a gripe canina sem indicação, pois poderá mascarar os sintomas e agravar a situação, podendo levar a intoxicação medicamentosa. 

Ao notar os sintomas em seu filho de quatro patas, procure um especialista para indicar o tratamento mais adequado, que pode envolver antibióticos e anti-inflamatórios personalizados para o cão. 

É muito importante que todo tratamento e diagnóstico sejam prescritos por um veterinário. Só assim o cachorro terá uma recuperação rápida, eficiente e sem complicações. 

Outro ponto importante: se o seu cão apresentar sintomas de gripe, por ser contagiosa, evite colocá-lo em contato próximo com outros cães para evitar infectar algum amigo. 

Como prevenir que o pet fique doente? 

Lembre-se: a melhor forma de prevenção é manter as vacinas e vermifugação em dia, principalmente durante o outono, quando a incidência de doenças respiratórias aumenta. 

A primeira dose da vacina contra a gripe é administrada em cães filhotes, sendo recomendado um reforço anual. 

Não se esqueça de visitar um veterinário regularmente, além de fornecer uma alimentação completa, balanceada e suplementos para manutenção da imunidade. 

Leia também: Vacina para cachorro: quais meu pet deve tomar? 

Outras doenças do outono 

1) Pneumonia
2) Problemas articulares
3) Tosse dos Canis

️Ninguém gosta de ver os filhos de quatro patas doentes, não é mesmo? Por isso, fique atento ao comportamento do seu AUmigo e procure o veterinário caso apareça algum sintoma. 

No blog da Organnact, você encontra mais dicas e cuidados para a saúde do seu pet. Todas as semanas temos novos textos com informações e dicas importantes! 

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também