< voltar
25.03.2022 | Mundo Equino

Berne x bicheira: você sabe a diferença?

Embora sejam causadas por parasitas, essas duas doenças diferem na forma de apresentação. Conheça as duas

O berne e a bicheira são miíases que acometem animais domésticos, principalmente bovinos, equinos, ovinos e bubalinos. Apesar de serem causadas por ectoparasitas, ambas apresentam características distintas. Conheça cada uma delas! 

Berne ou bicheira: qual é a diferença? 

O berne é causado pelas larvas da mosca-varejeira Dermatobia hominis, enquanto a bicheira é causada pelas larvas de Cochliomyia hominivorax. Saiba mais sobre cada uma delas! 

O que é o berne 

 No ciclo do berne, as moscas-varejeiras emergem e realizam a cópula por um período de 24 horas, e em seguida iniciam um processo de deposição de ovos no abdome de insetos vetores.  

A incubação dos ovos nos vetores dura cerca de 6 a 8 dias e a infestação ocorre quando os insetos vetores depositam os ovos na superfície da pele dos animais hospedeiros e as larvas emergem penetrando na pele, causando um tipo de miíase cutânea.  

O que é a bicheira 

A bicheira, diferentemente do berne, causa miíase cutânea traumática. As fêmeas de C. hominivorax são atraídas por ferimentos, e depositam na borda de feridas expostas uma grande quantidade de ovos.  

As larvas eclodem após 24 horas, penetram na ferida do animal e passam a se alimentar do tecido muscular, aumentando o tamanho da lesão e liberando um mau cheiro que atrai outras moscas para a postura de ovos.  

Diferença na apresentação 

Em resumo, a principal diferença entre o berne e a bicheira é a forma de apresentação da miíase. Enquanto a bicheira é caracterizada pela presença de larvas que se alimentam de tecido muscular com ferimento, o berne é caracterizado pela infestação do tecido íntegro do animal, onde as larvas penetram e formam um nódulo no local. 

Para mais conteúdos solucionando as suas dúvidas sobre o mundo equino, acesse o blog da Organnact. 

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também