Blog Equino

voltar
22.04.2021 | Dicas

Cavalo com bicheira? Saiba como tratar

Essas feridas são comuns em cavalos e outros animais, e devem ser tratadas o mais rápido possível

A bicheira é uma doença caracterizada pela infestação em feridas de animais como os cavalos. A condição é bastante comum, e por isso é necessário ter um cuidado constante para evitar e tratar quando a bicheira aparece. Saiba mais sobre essa doença!

O que são bicheiras

As bicheiras, ou miíases, são feridas causadas pelas Cochliomyia hominivorax. As miíases ocorrem quando esses insetos depositam seus ovos em ferimentos e cicatrizes recentes, surgidas entre 12 a 24h no animal. 

Essas feridas são doloridas e, quando não tratadas, podem infeccionar e até mesmo levar à morte do cavalo.

Como identificar?

A bicheira é perceptível visualmente, já que se caracteriza por uma ferida aberta, com larvas e sangramento presente.

Além disso, o mau cheiro também é um sinal dessa infestação. 

Por que acontece e como prevenir a bicheira em cavalos?

No nosso país, as moscas Cochliomyia hominivorax, e outras, são presença constante entre os animais criados na zona rural.

Como a bicheira é uma consequência de feridas não tratadas, a melhor maneira de prevenir é tratar corretamente os ferimentos.

Além disso, a bicheira no cavalo é comum em cicatrizes de castração e pós-operatórios, inclusive em recém-nascidos, na região do umbigo.

Por isso, é importante manter os cuidados pós-cirúrgicos nos animais, realizando uma correta cauterização desses cortes.

Leia também: Como proporcionar um crescimento ideal aos potros

Como tratar a bicheira

Assim que instalada, a bicheira nos cavalos deve ser removida o quanto antes, lavando com água e sabão neutro e utilizando iodo povidine.

O Organnact Prata é indicado para aplicar diretamente na ferida que está infestada, pois tem a capacidade de expulsar e matar a larva. Como é um spray, é fácil aplicar: direcione a uma distância de 10 a 15 cm da ferida e dispare.

Conte com os produtos da Organnact para o cuidado com seus equinos. 

bicheira

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também

    Solicitar pelo WhatsApp