O estreitamento das relações entre humanos e animais de estimação deu origem ao termo pais e mães de pet. A aproximação de cães e gatos com humanos fez com que os companheiros de quatro patas se tornassem realmente parte da família.
As mães de pet também se empenham nos cuidados com os filhos de quatro patas, com muito carinho e dedicação ao bem-estar deles.
As responsabilidades de ter um pet na família são similares às responsabilidade de ter um filho humano. É um comprometimento a longo prazo, que demanda atenção, paciência e gastos financeiros.
A dedicação aos cuidados com os pets perpassa desde a educação e treinamento de comandos, ao acompanhamento em consultas periódicas com um médico veterinário.
É o empenho com a educação do pet que vai ensiná-lo as regras da casa, adaptá-lo à rotina da família. Tamanho esforço é recompensado com um laço único: os pets também reconhecem os tutores como parte da família.
Os pets podem mesmo se conectar com as mães humanas. A resposta hormonal e cognitiva de cães quando estão interagindo com as pessoas é a mesma da relação entre mãe e filhote. Da mesma forma, a reação química no cérebro das mulheres é a mesma de quando está se conectando e criando laços com os filhos.
Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o blog da Organnact para mais conteúdos como este!