Adestrar e ensinar bons comportamentos aos pets é uma atividade que demanda tempo e paciência. Umas das técnicas mais utilizadas para educar os pets é o reforço positivo. Este método preza pelo bem-estar de cães e gatos, evitando situações que possam causar trauma ou sentimento de medo, fortalecendo a relação com o tutor.
O reforço positivo consiste em agradar o pet quando ele executa alguma ação corretamente ou desejada pelo tutor. O agrado pode ser com petiscos, carinho, elogios, ou qualquer outra coisa que o pet goste.
O reforço positivo está relacionado ao condicionamento, uma vez que o objetivo da técnica é condicionar o pet a repetir comportamentos positivos.
Ao recompensar o pet após um comportamento correto, ele vai associar a ação como algo positivo, com isso, ele vai aumentar a frequência de repetição de tal comportamento
O reforço positivo pode ser usado para treinamentos básicos, como ensinar o lugar adequado para realizar as necessidades básicas (urina e fezes), ao agradar o cão ou o gato cada vez que ele usa corretamente o tapete higiênico ou a caixa de areia, ou para comandos básicos, como sentar, deitar ou dar a patinha, oferecendo recompensa a cada vez que o pet atende ao comando do tutor.
No caso de comportamentos indesejados, é importante que o pet não receba nenhum estímulo, mesmo que negativo. Gritar para impedir latidos, mordidas ou outras ações consideradas como mau comportamento, por exemplo, pode fazer com que o pet sinta medo dos tutores.
Os pets podem ser recompensados com petiscos, carinho ou elogios dos tutores. Os comportamentos a serem estimulados podem ser bonificados com algo que o cão ou o gato goste e entenda como positivo.
Para estes momentos, os Dog Sticks e os Cat Snacks podem ser uma excelente opção para cães e gatos! Além de serem deliciosos, estes petiscos são nutritivos, o que contribui também para a manutenção da saúde dos pets. Os cães podem ser estimulados também com os biscoitos naturais da linha Be Nature.