Blog PET

< voltar
02.04.2024 | Dicas

Reforço positivo: você conhece este método de educação?

O reforço positivo auxilia na educação dos pets. Pode ser usado para treinamentos de comandos ou incentivo de bom comportamento. 

gato cinza pedindo petisco

Adestrar e ensinar bons comportamentos aos pets é uma atividade que demanda tempo e paciência. Umas das técnicas mais utilizadas para educar os pets é o reforço positivo. Este método preza pelo bem-estar de cães e gatos, evitando situações que possam causar trauma ou sentimento de medo, fortalecendo a relação com o tutor. 

O reforço positivo consiste em agradar o pet quando ele executa alguma ação corretamente ou desejada pelo tutor. O agrado pode ser com petiscos, carinho, elogios, ou qualquer outra coisa que o pet goste.  

Como funciona o reforço positivo?

O reforço positivo está relacionado ao condicionamento, uma vez que o objetivo da técnica é condicionar o pet a repetir comportamentos positivos. 

Ao recompensar o pet após um comportamento correto, ele vai associar a ação como algo positivo, com isso, ele vai aumentar a frequência de repetição de tal comportamento 

Cachorro marrom esperando petisco

O reforço positivo condiciona o pet a repetir comportamentos desejáveis.

O reforço positivo pode ser usado para treinamentos básicos, como ensinar o lugar adequado para realizar as necessidades básicas (urina e fezes), ao agradar o cão ou o gato cada vez que ele usa corretamente o tapete higiênico ou a caixa de areia, ou para comandos básicos, como sentar, deitar ou dar a patinha, oferecendo recompensa a cada vez que o pet atende ao comando do tutor. 

No caso de comportamentos indesejados, é importante que o pet não receba nenhum estímulo, mesmo que negativo. Gritar para impedir latidos, mordidas ou outras ações consideradas como mau comportamento, por exemplo, pode fazer com que o pet sinta medo dos tutores. 

Qual recompensa oferecer no reforço positivo?

Os pets podem ser recompensados com petiscos, carinho ou elogios dos tutores. Os comportamentos a serem estimulados podem ser bonificados com algo que o cão ou o gato goste e entenda como positivo. 

prato branco com biscoitos para cães com o formato de ossinhos

O reforço positivo pode ser feito com carinhos, palavras de incentivo ou com petiscos.

Para estes momentos, os Dog Sticks e os Cat Snacks podem ser uma excelente opção para cães e gatos! Além de serem deliciosos, estes petiscos são nutritivos, o que contribui também para a manutenção da saúde dos pets. Os cães podem ser estimulados também com os biscoitos naturais da linha Be Nature

 

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também