Conheça as vantagens de fornecer o tipo ideal de comedouro e bebedouro para seu bichinho
A hora da comida e da ingestão de água é sempre um momento especial e que merece atenção. Se você é pai ou mãe de pet e quer tornar o momento da refeição mais confortável para o seu bichinho, confira algumas dicas dos benefícios de oferecer a ele a refeição em comedouros ideais de acordo com a estatura de seu pet.
Cada animal possui uma altura diferente. Alguns medem 20 cm de altura, enquanto outros podem chegar a medir de 60 a 80 cm. Por isso, fornecer o alimento e a água com o recipiente diretamente no chão não é indicado para todos os animais. Portanto, determinar a altura ideal de comedouro e bebedouro do seu animal de estimação é importante para promover maior conforto e bem-estar na hora da refeição dos bichinhos.
Idealmente, o comedouro deve estar na altura do cotovelo do seu pet, conforme figura abaixo, o que faz com que ele não tenha que abaixar tanto a cabeça na hora de comer, além de promover melhor digestão.
Leia também: Aprenda como alimentar um cachorro sem apetite
O fato dos animais estarem menos curvados na hora de se alimentarem faz toda a diferença para o conforto e para a saúde deles. Proporcionar um comedouro e bebedouro ideal pode ser benéfico para bichinhos que sofrem com problemas de ingestão e digestão, pois o fato de se alimentarem em uma postura mais ergonômica diminui problemas como refluxo e regurgitação de alimentos, além de diminuir a incidência de torções de estômago. Ainda, para animais de focinho curto (braquicefálicos) a altura ideal diminui a incidência de ingestão de ar e, consequentemente, a formação de gases intestinais.
Ficar com o pescoço muito baixo para se alimentar pode causar dor e desconforto na região do pescoço e coluna, especialmente para animais que possuem predisposição e problemas nas articulações e ossos. Quando na altura correta, o pet se alimenta em uma posição mais confortável e ergonômica.
E aí? Você já conhecia os benefícios do comedouro ideal ao seu pet? Lembre-se que cada bichinho possui um tamanho, portanto, a altura deve ser ajustada de acordo com o seu animalzinho.
Para mais dicas de alimentação e saúde do seu pet, acesse o Blog Mundo Pet da Organnact.