Blog PET

< voltar
18.11.2021 | Cuidados

Injeção anticio e suas consequências

Injeção anticio

Impedir que os animais se reproduzam livremente traz diversos benefícios aos animais e aos seus tutores. A gestão da reprodução torna possível o melhor controle populacional de cães e gatos nas ruas, reduz os riscos de zoonoses – doenças transmitidas entre animais e pessoas -, a quantidade de atropelamentos, de dejetos em locais públicos e diminui o sofrimento dos animais de rua.

Além disso, por meio da castração é possível prevenir diversas doenças relacionadas ao sistema reprodutivo dos pets. Entretanto, é importante destacar que nem todos os métodos contraceptivos trazem consigo esse benefício: alguns deles podem, inclusive, serem os causadores dessas doenças.

O que é a injeção anticio?

A injeção anticio segue o mesmo princípio do anticoncepcional feminino. Aplica-se no pet um hormônio que inibe a ovulação, com objetivo de impedir que a fêmea entre no cio.

Consequências do uso

O uso frequente e indevido da injeção anticio pode trazer diversas consequências aos animais, como infecções e tumores uterinos, tumores mamários, distúrbios metabólicos, alterações hepáticas, diabetes e também mortes ou anomalias fetais, caso a injeção seja aplicada durante a gestação.

 As próprias marcas que comercializam a injeção anticio destacam que não deve ser feito uso contínuo do produto, podendo ser utilizado apenas em casos inevitáveis. Além disso, citam também que a injeção apenas pode ser aplicada durante o anestro da fêmea, ou seja, o período em que não há manifestações de cio, que só pode ser comprovado por um médico-veterinário.

Entretanto, como há livre comercialização da injeção e o preço é acessível, muitas pessoas utilizam indiscriminadamente, colocando a saúde dos pets em risco.

A castração

A anticoncepção em pets é importante e benéfica. Por esse motivo, deve ser realizada de forma que não cause danos ao animal. Para isso, são recomendados métodos como a castração, que consiste na intervenção cirúrgica e na remoção dos órgãos reprodutores. A cirurgia pode ser realizada tanto na fêmea quanto no macho e tem recuperação simples e rápida, prevenindo gravidez e doenças relacionadas ao sistema reprodutivo.

Se você gostou desse post, não deixe de acessar o blog Mundo Pet da Organnact e conferir muitas informações a respeito dos bichinhos.

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também