Blog PET

< voltar
09.11.2021 | Cuidados

Por que devo castrar meu pet?

Confira alguns benefícios da castração para o seu gato ou cachorro

Por que castrar seu pet

Você sabe quais são os benefícios da castração para o seu bichinho de estimação? O procedimento, indicado tanto para cães, quanto para gatos, é recomendado até mesmo para pets que ainda não tiveram filhotes. A Organnact separou alguns benefícios a respeito desse procedimento. Confira:

Evita a superpopulação

Superpopulação é o nome dado ao crescimento excessivo do número de cães e gatos. Este fato resulta em um grande número de animais abandonados nas cidades. Quando você castra o seu pet, além de evitar uma ninhada indesejada, está fazendo a sua parte para o controle populacional dos animais. Por isso, a castração é muito importante para o seu animalzinho, além de possuir alguns benefícios para a saúde do pet.

A castração diminui o risco de câncer

Além de ser um método contra as superpopulações de cachorros e gatos, castrar o seu pet é uma ótima maneira de prevenir o câncer de mama. Segundo dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária, cadelas que são castradas antes do primeiro cio possuem menos de 1% de chance de desenvolver tumores nas mamas. A castração em gatas, por sua vez, reduz em 91% o risco de desenvolver câncer de mama.

O câncer de próstata, mais comuns entre os cachorros, também pode ser evitado por meio da castração, especialmente se ela for realizada antes dos seis meses de vida.

Auxilia no comportamento

Comportamentos mais agressivos, busca constante por “namoradas” e a demarcação de território são comportamentos que podem ser melhorados com a castração. Isso acontece porque quando castramos os pets a produção de hormônios é alterada, como é o caso da testosterona, por exemplo. 

Castrar o seu bichinho é uma forma de demonstrar carinho a ele! Visite o seu veterinário de  confiança e converse a respeito da possibilidade de castrar o seu animalzinho.

No blog da Organnact, você confere mais informações importantes para a saúde e o bem-estar do seu melhor amigo. Confira!

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também