Blog PET

< voltar
08.12.2022 | Cuidados

Cuidados com o coxim dos pets no verão

coxim de cachorro

As patinhas dos cachorros e gatos exigem um cuidado especial durante as temperaturas mais altas. Entenda o porquê.

O verão e o calor chegaram e os pets adoram esse momento para curtir o Sol, passear um pouco mais e se divertir. No entanto, as altas temperaturas podem prejudicar a saúde do animal e de suas patas. Continue lendo o texto para saber mais. 

O que são coxins? 

coxim de gato

As famosas “almofadinhas” nas patas de cachorros e gatos são chamadas de coxins. Além de proteger as patas, absorver o impacto durante o movimento e atuar como antiderrapante, essa área também tem a função de regular a temperatura corporal do animal.  

Os pets que costumam passear e correr com mais frequência em superfícies irregulares, geralmente, apresentam os coxins mais ásperos e grossos. Já os que ficam grande parte do tempo dentro de casa, têm essa região da pata mais lisa e macia. 

Pets no verão 

A estação mais quente causa grande preocupação para as mães e pais de pets porque, além de poder causar hipertermia e insolação, o asfalto quente também pode provocar queimaduras e ferimentos graves nas patas de cães e gatos.

Isso porque os coxins são muito sensíveis e devido ao contato constante com diferentes tipos de superfícies, a cicatrização de eventuais lesões se torna mais lenta. Portanto, evite levar o pet para passear em dias quentes e com sol forte. 

Manter seu animal sempre hidratado também é fundamental em dias de muito calor. Durante o passeio não esqueça de levar uma garrafa d’água para ele se hidratar. Providenciar bolsas geladas, toalhas umedecidas e cubos de gelo na vasilha de água também são ótimas alternativas para o pet se refrescar. 

Cuidados com o coxim 

cuidados com o coxim de cachorro

  • Leve seu pet para passear pela manhã ou no final da tarde, quando o sol está mais baixo. Isso ajudará a evitar que seu filho de quatro patas queime ou machuque as patas em pisos quentes. Se possível, encoste suas mãos ou os pés na calçada para verificar a temperatura antes de levar seu animal de estimação para fora. 
  • Locais com muita grama e árvores tendem a ser mais frescos e oferecem mais sombra para passeios. 
  • Carregue sempre uma garrafinha de água para manter o pet hidratado, molhar e refrescar as patas do animal.
  • Outro cuidado importante com as patas dos pets é a limpeza da sua casa. Os produtos de limpeza contêm muitos agentes químicos que podem causar queimaduras, ressecamento e danos aos coxins. Portanto, procure produtos adequados para animais de estimação e sem odor para evitar alergias e intoxicações. 
  • Aplicar óleo de coco ou hidratante específico nas patas dos pets também é uma ótima maneira de hidratá-las e evitar que descamem ou ressequem. 

Sinais de que o pet está com problemas nas patas 

Observe o comportamento do seu animal de estimação, verifique se ele manca, tem dificuldade para andar, fica irritado, se afasta quando tentam tocá-lo ou lambe excessivamente as patas. Isso pode ser um sinal de algum problema nas patinhas do seu pet. 

Leia também: seu cachorro está lambendo as patas? Confira algumas dicas 

Se você notar feridas, bolhas, sangramento, descamação da pele na almofada, não deixe de consultar um médico-veterinário para que ele possa iniciar o tratamento adequado imediatamente. 

O que achou do conteúdo? Continue acompanhando o blog da Organnact para mais artigos sobre o mundo pet!

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também