Blog PET

< voltar
07.06.2022 | Bem-estar

Animais vegetarianos ou veganos: é possível e saudável?

animais vegetarianos

Muitos tutores questionam se é possível e saudável tornar cães e gatos em animais vegetarianos ou veganos

Atualmente, várias pessoas têm adotado um estilo de vida que inclui dietas parcialmente ou completamente livres de produtos de origem animal na alimentação, denominadas vegetarianas e veganas, respectivamente. Entretanto, observa-se que alguns tutores estão inserindo esse tipo de dieta também na alimentação dos cães e gatos. Leia esse material para entender um pouco mais sobre o assunto. 

Animais vegetarianos ou veganos 

As principais motivações relatadas pelos adeptos incluem preocupações com a saúde, empatia pela vida e bem-estar dos animais, preservação ambiental, além de outras questões éticas.  

Mas é aí: é saudável ou não tornar um pet vegetariano ou vegano? Antes de respondermos a essa pergunta, devemos analisar os hábitos alimentares dos ancestrais de cada espécie. 

Os hábitos alimentares de cães e gatos 

Tanto os cães quanto os gatos são descendentes de animais selvagens carnívoros. Porém, ao longo da evolução e domesticação, os cães se tornaram carnívoros oportunistas, enquanto os gatos se mantiveram carnívoros obrigatórios.  

Considerando isso, balancear uma dieta vegetariana ou vegana para gatos é ainda mais desafiador do que para os cães, pois eles apresentam exigências de determinados nutrientes que são encontrados somente em proteínas de origem animal.  

A taurina, por exemplo, é um aminoácido essencial para gatos. Sua deficiência pode causar degeneração da retina e cardiomiopatia dilatada. O ácido araquidônico e a vitamina A também são nutrientes essenciais e estão disponíveis apenas em ingredientes derivados de animais, assim como a vitamina B12, que é essencial, principalmente para gatos filhotes. 

É possível e saudável fornecer uma dieta vegana ou vegetariana? 

O fato de uma dieta ser vegetariana ou vegana, por si só, não significa que a composição nutricional seja inadequada. Se a fórmula garante o suprimento de todos os nutrientes essenciais para o funcionamento adequado do organismo dos animais de companhia, pode ser sim indicada tanto para cães quanto para gatos. 

Os cães e gatos, como quaisquer outras espécies, necessitam de nutrientes e não de ingredientes específicos. Portanto, o que realmente importa para o organismo desses animais é o fornecimento de nutrientes em quantidades adequadas, sejam eles provenientes de origem vegetal ou animal.  

Desta forma, os tutores que optarem pelo fornecimento de alimentos vegetarianos ou até mesmo veganos para os animais de estimação devem levá-los com frequência ao médico-veterinário para realização de exames, prevenindo riscos de doenças provenientes de deficiências nutricionais.  

Além disso, devem manter acompanhamento com nutricionista animal, pois a dieta deve ser projetada para fornecer uma nutrição adequada, mas para isso ser possível é necessário a suplementação, para garantir o fornecimento de nutrientes ausentes, inadequados ou mal disponíveis na composição. 

Portanto, o fornecimento de alimentos vegetarianos ou veganos para pets é possível. Mas, se considerarmos os hábitos alimentares e as exigências nutricionais dos cães e gatos, talvez essa não seja a escolha mais saudável. Afinal, não existem estudos que comprovem que o fornecimento desse tipo de alimento seja mais benéfico para os pets do que os tradicionais. 

A alimentação natural 

Uma forma de alimentação que pode melhorar a saúde e a qualidade de vida do seu pet são os alimentos naturais, que além de suprir todas as necessidades nutricionais do animal, são livres de conservantes artificiais, corantes ou aromatizantes, e elaborados com ingredientes in natura, como carnes, verduras, legumes e suplementos minerais. 

Leia também: Alimentação natural para cães e gatos: 5 motivos para investir nessa dieta 

Se mesmo conhecendo as características da espécie, você decidir tornar o seu pet vegetariano ou vegano, procure o acompanhamento de um profissional, pois uma nutrição inadequada pode desencadear deficiências nutricionais e diversas outras enfermidades nos cães e gatos. 

Como anda a alimentação do seu pet? Continue acompanhando o blog da Organnact para mais conteúdos como esse. 

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também