Blog PET

< voltar
01.06.2022 | Bem-estar

Alimentação natural para cães e gatos: 5 motivos para investir nessa dieta

alimentação natural para cães e gatos

Entenda os benefícios da alimentação natural para os cães e gatos

A busca por alimentos saudáveis, palatáveis e nutritivos para cães e gatos tem aumentado significativamente nos últimos anos.  

Os tutores têm se preocupado cada vez mais com a saúde e bem-estar dos pets, por isso estão optando pelo fornecimento de alimentos naturais, minimamente processados e livres de corantes e conservantes artificiais. Continue lendo o texto para entender mais sobre a alimentação natural para os pets! 

A alimentação natural para cães e gatos 

A alimentação natural para cães e gatos é composta por ingredientes que são utilizados na alimentação humana, como carnes, legumes, verduras e cereais de alta qualidade. O processamento dos ingredientes visa torná-los adequados para consumo dos pets, sem causar grandes alterações em seus aspectos naturais. 

Segundo a Associação Americana Oficial de Controle de Alimentos (AAFCO), os alimentos caracterizados como naturais apresentam na composição ingredientes de origem animal, vegetal e mineral, que foram ou não submetidos a um processamento físico ou térmico. O termo “natural” não pode ser utilizado na presença de componentes quimicamente sintetizados nos produtos, como conservantes artificiais, por exemplo. 

A alimentação natural apresenta vários benefícios para os pets, pois é uma ótima opção para aqueles que possuem dificuldades de consumo e alergias aos componentes utilizados nos alimentos industrializados, como aditivos e corantes artificiais. Além disso, auxilia no tratamento de doenças renais, endócrinas, oncológicas e obesidade. 

Confira 5 benefícios da alimentação natural para o seu pet: 

  1. Nutrição de qualidade e balanceada: ao contrário das rações secas, que são ultraprocessadas, na alimentação natural são utilizados alimentos in natura, que podem ou não passar por um processamento térmico, seja congelamento ou cozimento, proporcionando ao pet uma dieta de qualidade e contribuindo para que os nutrientes sejam melhor aproveitados pelo sistema digestivo.

  2. Saborosa e atrativa: os alimentos naturais tendem a ser mais palatáveis devido ao alto teor de umidade. Por isso, é comum profissionais recomendarem o fornecimento de alimentação natural para pets com apetite mais seletivo, podendo até mesmo ser usada como complemento da ração seca, formando uma alimentação mista ou mix feeding.

  3. Controle da hipersensibilidade alimentar: a hipersensibilidade alimentar é um tipo de alergia alimentar, caracterizada por uma reação adversa do organismo diante de alguns alimentos ou aditivos ingeridos, como corantes artificiais, aromatizantes e conservantes. Para o seu diagnóstico é necessário fazer a exclusão dos ingredientes até a alergia cessar e aos poucos fazer a reintrodução de cada potencial alergênico. Por isso, a alimentação natural pode ser uma aliada nesse processo, permitindo o fornecimento de uma dieta personalizada para o pet.

  4. Aliada na luta contra a obesidade: a alimentação natural, por conter um alto índice de umidade, garante maior saciedade ao pet. Portanto, se oferecida corretamente, em conjunto com a prática de atividade física, pode auxiliar no programa de perda de peso.
  5. Mais ingestão de água pelos felinos: quem tem gato, sabe que eles não costumam beber tanta água. Não à toa, que grande parte deles desenvolve problemas renais em algum momento da vida. Portanto, devido ao seu elevado teor de umidade, a alimentação natural é uma excelente opção para auxiliar na ingestão hídrica diária dos felinos.
Leia também: Hipersensibilidade alimentar em pets 

Existem várias opções de alimentos naturais para cães e gatos no mercado. Mas, é importante consultar um médico-veterinário para analisar todas as características e necessidades nutricionais do seu pet, para então decidir qual a melhor opção para ele. 

O que você acha sobre a alimentação natural? Continue acompanhando o blog da Organnact para mais conteúdos relacionados a este tema. 

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também