Blog Equino

voltar
26.06.2023 | Mundo Equino

Sarcóide Equino: Você conhece as diferentes formas que eles podem aparecer no seu cavalo?

O Sarcóide é a neoplasia cutânea, mais comum em equinos, não tem predileção por idade, raça, sexo ou coloração da pelagem. Podem ocorrer em qualquer região, mas são mais frequentes na região da cabeça (orelhas e comissuras labiais), tronco paragenital e patas.

Os sarcóides equino podem se apresentar de diferentes formas macroscópicas existem várias classificações, mas as principais são:

Verrucosa: São lesões pequenas, pode ser séssil ou pedunculado, com a superfície seca, crostosa e com aspecto de couve-flor.

Fibroblástica: Apresenta lesões com aspectos variados. Alguns são nódulos fibrosos discretos no tecido subcutâneo e ainda revestidos de pele. Outros são massas séssil, com superfície ulcerada e hemorrágica.

Mista: O tipo misto é menos frequente e é classificado como uma forma tumoral de transição.

A etiologia é pouco elucidada mas sabe-se que sua patogênese é multifatorial. Os fatores predisponentes são: predisposição genética, status imunológico e traumatismo cutâneo. O agente etiológico envolvido é o papilomavírus.

O tratamento de sarcóide é um desafio pois nenhuma terapia é totalmente eficaz. Alguns tratamentos disponíveis são a excisão cirúrgica, crioterapia, radioterapia e quimioterapia e ainda há estudos com a utilização de fitoterápicos.

Os sarcóides equinos podem ser confundidos com outras lesões, por isso é necessário um diagnóstico preciso e correto, realizado pelo Médico Veterinário, além disso, muitas vezes os sarcóides podem ser acometidos por infecções secundárias, complicando ainda mais o caso e dificultando o tratamento.

Leia Também: Entenda as lesões e seus graus de contaminação. 

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também

    Solicitar pelo WhatsApp