Blog Equino

voltar
18.05.2023 | Mundo Equino

Entenda as lesões e seus graus de contaminação.

Com as informações necessárias é possível manter seu cavalo saudável.

Você sabia que existem formas diferentes de classificar as feridas que acometem os cavalos?  Durante esse texto você irá conhecê-las e se aprofundar no assunto, o que é muito importante para manter o animal saudável.

 

3 pontos muito importantes que você precisa ficar atento:

1-  O nível de contaminação, o suprimento de sangue e a causa da lesão são fatores predisponentes para que ocorram infecções secundárias, e cada caso deve ser avaliado individualmente.

2- As feridas traumáticas são provocadas acidentalmente por agentes mecânicos (perfuração, contenção, corte); químicos (ácidos ou outras substâncias corrosivas); físicas (calor, frio, radiação) ou intencionalmente provocadas denominadas incisões cirúrgica

3 – A carga bacteriana pode determinar uma grande diferença no manejo e no prognóstico das lesões.

 

Agora vamos para a segunda parte: exemplos de ferida e grau de contaminação:

1 – Lesão Limpa: Ferida sem a presença de bactérias, normalmente são causadas em ambientes cirúrgicos,por exemplo, incisões cirúrgicas. Nestes casos, a probabilidade de infecção é baixa, girando em torno de 1 a 5%.

2 – Lesão Limpa contaminada: São conhecidas como potencialmente contaminadas, se passam até 6 horas entre o trauma e o atendimento, sem contaminação significativa com grau mínimo de contaminação, o risco de infecção é baixo. Neste caso, o risco de contaminação gira em cerca de 10%. 

3 – Lesão Contaminada: São feridas acidentais, que tiveram contato com materiais sujos. Onde decorreu tempo superior a seis horas de trauma ou que podem apresentar detritos e/ou corpos estranhos como fezes e terra, por exemplo. O risco de infecção é cerca de 20%. 

4 – Lesões Sujas ou Infectadas: Elevado grau de contaminação bacteriana e com sinais de edema e formação de pus, a ferida possui necrose, secreção purulenta, sem tendência a reparação e presença do agente infeccioso e ainda com evidência de intensa reação inflamatória.

 

Uma vez compreendida as lesões, suas causas e o nível de contaminação que ela pode provocar, você poderá evitar ao máximo que elas aconteçam, além de saber o que fazer em caso de imprevistos.

O tratamento das lesões depende do grau de contaminação, mas é muito importante higienizar a lesão com produtos apropriados, como o Fitoclean. 

Além de promover ação higienizadora, o produto promove limpeza profunda e tem função adstringente. 

 

O que achou do conteúdo? 

 

Continue acompanhando o blog da Organnact para mais informações importantes a respeito de doenças, vacinas e a saúde do cavalo.

 

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também

    Solicitar pelo WhatsApp