Blog Equino

voltar
25.10.2022 | Mundo Equino

Fezes equinas, precisamos falar delas

coco de cavalo

Observar as características do coco do cavalo é fundamental para identificar problemas gastrointestinais. 

Avaliar as características das fezes dos equinos é fundamental para identificar ocorrências de diarreia, cólica ou diagnosticar outros problemas no trato gastrointestinal. Isso ajudará a avaliar a saúde dos animais para posteriores mudanças na dieta e melhora no manejo diário. Entenda mais sobre! 

5 fatos sobre o coco de cavalo

Pode se transformar em fertilizante orgânico 

É possível aproveitar as fezes do cavalo em um método conhecido como compostagem. Ou seja, o esterco é armazenado em uma composteira, onde passa por uma etapa de fermentação através de um processo aeróbico, que o transforma em adubo orgânico. 

Pode ter colorações diferentes 

Dependendo do alimento que o cavalo consome, as fezes podem apresentar cores e consistência diferentes

Deve ter consistência firme 

Situações que causam estresse e ansiedade, como competições e viagens, podem alterar o metabolismo intestinal de um animal. Por exemplo, a diarreia pode indicar que o cavalo está nervoso. Fezes extremamente secas também pode ser um problema de hidratação.

A avaliação da consistência das fezes é uma característica subjetiva que pode ser influenciada pela dieta, em especial pelo volumoso. Alguns estudos citam que a consistência pode ser classificada em uma escala de 1 a 5, sendo 1 extremamente seca, 3 normal e 5  líquida (diarreia).

Pode ser sinal de cólica 

Os cavalos possuem peculiaridades anatômicas no trato gastrointestinal que os tornam predispostos a cólicas abdominais intensas. Alguns dos sinais incluem redução na ingestão de alimento e produção de fezes. Por isso, oferecer bastante água e uma alimentação com feno de qualidade e fibras são fundamentais para prevenir o aparecimento de cólicas. 

Medicamentos, estresse e alterações alimentares podem afetar a saúde intestinal do animal 

A microbiota intestinal dos cavalos costuma ser sensível a mudanças na dieta e rotina. Portanto, fornecer uma boa nutrição e suplementos de qualidade, auxiliam no equilíbrio intestinal do animal. 

Leia também: Conheça 5 vilões da saúde intestinal dos cavalos 

Animais saudáveis, normalmente, produzem uma grande quantidade de fezes por ano. Quando o esterco fica na pastagem ou nos estábulos por longos períodos, aumentam as chances dos animais desenvolverem parasitoses, por isso a limpeza e desinfecção do ambiente são tarefas importantes no manejo diário dos cavalos.  

Assim, quando os estábulos são devidamente higienizados, os cavalos ficam mais confortáveis e menos propensos a determinadas doenças, o que é essencial para que os animais tenham uma vida mais saudável e de qualidade. 

O que achou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre o mundo equino!

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também

    Solicitar pelo WhatsApp