Blog Equino

voltar
04.09.2020 | Dicas

Conheça 5 vilões da saúde intestinal dos cavalos

Alguns fatores podem levar à diarreia e ao desequilíbrio intestinal nos cavalos. Fique atento

Cuidar da saúde intestinal dos cavalos exige prestar atenção em alguns momentos e situações importantes na vida do animal. Diversos fatores podem desequilibrar o sistema, causando incômodos a eles. Confira algumas dicas para evitar maiores problemas:

Clima

Em épocas como trocas de estação há diminuição do pasto e, com isso, pode se optar por outras fontes de volumoso aos cavalos ou até mesmo aumentar a quantidade de concentrado. Estas alterações alimentares, quando feitas sem planejamento, podem ter consequências, como a cólica e a diminuição na imunidade do animal, por exemplo.

Uso de medicamentos

Alguns antibióticos podem impactar diretamente na microbiota intestinal, matando bactérias e protozoários. Além disso, o uso de anti-inflamatórios também pode causar alterações gástricas, além de cólicas e diarreias.

Fase da vida

Estudos demonstram que, aos seis meses de idade, cerca de 80% dos potros podem apresentar casos de diarreia. Dentre as causas mais comuns, podemos citar a “diarreia do cio do potro”, parasitoses intestinais, excesso de alimentação, viroses ou infecções bacterianas (Salmoneloses) e alteração na dieta como falta de planejamento para o desmame.

Estresse

Alta carga de treinamento, viagens excessivas, trocas de ambiente, alimentação e alterações comportamentais como aerofagia, coprofagia e roer a porta da baia são atitudes que invariavelmente podem levar a alterações metabólicas, causando queda na imunidade e/ou alterações gastrointestinais.

Manejo

O manejo adequado é primordial e uma falha pode ser desastrosa. Um exemplo disso é a já citada troca brusca na alimentação e o estresse, mas aqui podemos incluir principalmente o manejo sanitário, que engloba a avaliação periódica do médico veterinário, controle de parasitas, vacinação, rotação de pastagem e manejo nutricional.

Além de oferecer boa nutrição, tomar cuidados com essas questões listadas e dar suplementos de qualidade que auxiliam no equilíbrio intestinal e qualidade de vida dos animais é fundamental!

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Veja Também

Solicitar pelo WhatsApp