< voltar
20.04.2023 | Dicas

Qual a Importância do casqueamento e ferrageamento para os cavalos?

O casqueamento e ferrageamento têm grande influência na saúde do cavalo, afetando a parte externa e interna do casco, além  de  todas as do sistema locomotor. 

 O crescimento do casco, a forma como é feito o casqueamento, a utilização ou não de ferraduras e a alimentação, podem, a longo prazo, resultar em alterações no formato e nas propriedades físicas dos cascos.

O casqueamento e o ferrageamento são importantes para a manutenção das estruturas do casco, do bom funcionamento do sistema locomotor dos equinos e também para a sanidade, garantindo que o animal desempenhe todo o seu potencial físico para atingir um bom resultado nas modalidades atléticas a que são submetidos. 

O que é casqueamento e ferrageamento? 

Casquear significa limpar e aparar as partes do casco que crescem para manter as proporções e ângulos adequados, você otimiza a biomecânica do membro, trazendo melhor equilíbrio no apoio. ⠀

O ferrageamento consiste na colocação das ferraduras, sejam elas de alumínio, aço, entre outros, que garantem a proteção dos cascos e corrigem problemas de aprumos e outros de ordem interna.

Benefícios  de um correto casqueamento e ferrageamento 

O casqueamento e o ferrageamento auxiliam na manutenção do equilíbrio e proporções do casco, favorecendo o movimento adequado e as funções normais do membro, e podem alterar diversos parâmetros funcionais, como o contato inicial, a duração da fase de apoio. 

Cascos bem equilibrados e sadios influenciam positivamente no bem-estar e desempenho atlético. Dos procedimentos realizados rotineiramente em equinos atletas, os que possuem maior influência no sistema locomotor são o casqueamento e o ferrageamento. 

Desvantagens de um casqueamento e ferrageamento malfeito

As práticas inadequadas tanto de casqueamento quanto de ferrageamento podem provocar claudicações (sintoma que indica uma alteração na função ou na estrutura dos membros de locomoção do animal), por dor ou desconforto. Cascos desbalanceados podem causar desequilíbrios e sobrecargas, muitas vezes em articulações ou  ou tecidos moles (músculos, tendões) de todo o membro, podendo chegar até a coluna vertebral. 

Como garantir cascos saudáveis para o seu cavalo? 

 O casqueamento não tem o intuito de criar um eixo da pata perfeito, pois cada cavalo possui seu próprio eixo normal de quartela e casco, sendo que qualquer alteração radical pode ser prejudicial. 

O casqueamento deve ser realizado a cada quatro ou seis semanas, esse intervalo também é válido para animais não ferrageados. Em equinos confinados, o desgaste natural é pouco evidenciado, o ideal é que este procedimento seja realizado a cada 30 dias, já nos animais livres na natureza o desgaste do casco ocorre de uma forma natural, não sendo necessário o casqueamento com tanta frequência. 

Outro aspecto a ser considerado é a idade dos animais. Qualquer tentativa de correção propriamente dita deve ser feita antes dos 9 meses de idade, pois nesta idade, inicia-se o processo de fechamento das placas de crescimento ósseo. 

Dada a importância do casqueamento e ferrageamento, atenção especial deve ser dada a essas práticas, as quais devem ser realizadas por profissionais competentes para isso – os ferradores são fundamentais nas equipes de cavalos de esporte. Leia também Ferrageamento: cuidado fundamental para cavalos atletas. 

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também