< voltar
08.08.2022 | Mundo Equino

Ferrageamento: cuidado fundamental para cavalos atletas

ferrageamento de cavalo

Entenda o que é ferrageamento de cavalo e qual sua importância! 

Cavalos que desempenham atividades de alta intensidade precisam ter seus cascos bem cuidados e protegidos. A técnica que cuida disso é conhecida como casqueamento e ferrageamento. Entenda por que ela é essencial para o bem-estar dos cavalos. 

Importância do ferrageamento do cavalo

O procedimento visa proteger o casco, além de ser uma ferramenta utilizada para corrigir e tratar problemas ortopédicos em equinos. Envolve a fixação de uma lâmina de ferro, alumínio ou plástico na parte inferior do casco. 

A ferradura pode ajudar os animais a caminhar com mais firmeza e sem maiores dificuldades em solos irregulares, pedregosos e duros. Também auxilia no tratamento de muitos problemas de saúde, como a laminite, atrofia e abscessos. 

O ferrageamento é importante para cavalos atletas, utilizados no policiamento, carroceiros, entre outras funções, pois estas atividades provocam o desgaste dos cascos, devido ao atrito e impacto com o solo. 

É primordial que esse processo seja feito por um profissional que conheça toda a anatomia, fisiologia, padrões de movimento do cavalo e que saiba aplicar a técnica de ferrageamento mais adequada considerando as características individuais de cada cavalo. 

Se o ferrageamento não for realizado, a indicação é que o animal tenha dois dias de folga a cada dia de trabalho, para que seus cascos possam se recuperar. Fique em alerta caso observe alguma rachadura nos cascos do seu cavalo. 

Leia também: Saiba como é colocada a ferradura nos cavalos

Principais cuidados com o casco 

São os cascos que fornecem sustentação, proteção e amortecimento de impactos no dia-a-dia de um cavalo, com isso, um casco saudável influencia diretamente na qualidade de vida e no desempenho durante as competições. 

Por isso, é importante ter alguns cuidados desde o início da vida de um cavalo, independentemente da função do animal. 

Limpe regularmente, removendo a sujeira das solas com a ajuda de um limpador de cascos. Deve ser feito, de preferência, antes e depois de utilizar o cavalo para alguma atividade. Caso não for usá-lo, uma limpeza diária é o suficiente. 

Em cavalgadas, evite que ele ande em solo com muitas pedras, superfícies duras ou trilhas com terreno irregular, pois desta forma, possíveis lesões serão prevenidas. 

A alimentação do seu cavalo também é de extrema importância para a saúde dos seus cascos. Portanto, forneça ao seu animal uma alimentação balanceada de acordo com suas necessidades. 

Além disso, a suplementação é uma ótima aliada para reforçar os cuidados com o casco do animal. 

Leia também: Quais as doenças mais comuns nos cascos dos cavalos?

Casco e Pelo: suplemento da Organnact 

Este é um suplemento vitamínico mineral aminoácido da Organnact para equinos em qualquer fase da vida. Possui componentes que auxiliam na manutenção da qualidade de cascos, pelos, crina e cauda.

Acesse o site da Organnact para conhecer esse e outros produtos para cuidar da saúde do seu cavalo da melhor forma possível! 

 

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também