Blog PET

< voltar
05.08.2022 | Cuidados

Constipação em cães: saiba como tratar

constipação em cãesA prisão do ventre nos cães costuma ser bastante incômoda e acontece por inúmeros fatores.

Dificuldade para defecar, desconforto abdominal e diminuição na frequência de evacuação podem ser indicativos de que seu cão está sofrendo de constipação. Continue lendo para saber como tratar essa condição.  

Qual a causa da constipação em cães? 

Comumente conhecida como “prisão de ventre”, essa condição é uma disfunção intestinal que faz com que as fezes fiquem duras e secas, dificultando a evacuação. 

Geralmente, pode estar associada a um estilo de vida sedentário, uma dieta pobre em fibras, baixa ingestão de água e até ingestão de corpos estranhos. Então, leve seu filho de quatro patas ao veterinário se perceber que ele está com dificuldades para defecar. 

Quais sinais o cachorro apresenta quando está com prisão de ventre? 

Um dos sinais indicadores de que seu animal de estimação está constipado é se você notar que ele faz muita força e emite ruídos de dor, como choro, ao evacuar.  

Se seu cão não evacua por alguns dias ou se as fezes estiverem muito duras e/ou com sangue, também podem ser sinais da prisão de ventre. Por isso é importante ficar de olho. 

Como tratar e prevenir a constipação em cães

Uma ótima forma de ajudar a prevenir a prisão de ventre é proporcionar uma alimentação balanceada e rica em fibras, além de incentivar seu cão a ser fisicamente ativo.  

A mudança da alimentação é uma parte importante do manejo de cães com constipação e problemas gastrointestinais. As dietas devem ser formuladas por um médico-veterinário com a indicação de ingredientes que melhorem a digestibilidade e promovam a saúde intestinal. 

Leia também: Animais vegetarianos ou veganos: é possível e saudável?

A alimentação natural como aliada no tratamento 

Desde que seja balanceado e tenha uma proporção adequada de fibras, o alimento natural pode ser um importante aliado para melhorar o intestino do animal. A principal vantagem é que possui alto teor de umidade, auxiliando na hidratação e na manutenção geral da saúde. Conheça a linha de alimentos naturais da Organnact, Be Nature Food! 

A suplementação com probióticos e prebióticos também pode ajudar a regular a flora intestinal do seu pet. 

Lembre-se, apenas um profissional pode instruir e formular suplementos e dietas para as necessidades do seu amigo de quatro patas. 

Como anda a alimentação do seu pet? Continue acompanhando o blog da Organnact para mais conteúdos como esse.

 

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também