< voltar
21.06.2022 |

Cadelas e gatas têm puerpério? Sim e não, entenda!

Imagem: (divulgação/internet)

“Puerpério nada mais é do que o período de recuperação fisiológico do útero no pós-parto. Isso acontece para que o órgão volte a apresentar suas características anteriores à gestação. Portanto sim, gatas e cadelas passam pelo puerpério, cuja duração é de duas a quatro semanas no após o parto”, explica Letícia Batelli de Oliveira, docente do curso de Medicina Veterinária do UDF.

“A preocupação com o puerpério delas não é tanto com o fator psicológico, é uma questão muito mais nutricional, pois durante o período de amamentação, uma cadela, por exemplo, perde muito peso, então é importante olhar para o que ela está ingerindo”, explica a médica-veterinária Marina Tiba, da Organnact.

“As dietas para as fêmeas prenhas devem conter um teor de proteína equilibrada, maior distribuição calórica de gordura para gerar mais calorias. Além disso, é necessário um alto teor de cálcio, pois a deficiência deste elemento pode ocasionar eclampsia nos animais. O ideal é entrar com um suplemento vitamínico mineral que tenha aminoácidos de alta digestibilidade e valor biológico, altamente indicado para a suplementação de cadelas a partir do terço final da gestação e durante todo o período de lactação ”, completa Luis Fernando de Moraes, especialista em nutrição animal e consultor da Organnact.

veja a matéria completa no portal Vida de Bicho e aprenda como lidar com este período da vida do animal.

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também