Blog PET

< voltar
24.09.2021 | Cuidados

Quais as alergias mais comuns em gatos?

Confira quais são as alergias que mais acometem os felinos

Gato branco com manchas caramelo

Existem diversas alergias que podem atingir o seu melhor amigo gato. Confira, nesse post, quais são as principais delas e saiba como identificá-las.

Como saber se o meu gato está com alergia?

O principal sinal clínico de que o seu gato está com alguma alergia, é a coceira. A pele do seu bichinho não pode descamar, estar avermelhada e nem com feridas ou espessa demais. Se você notar algum sinal diferente na pele do seu amigo e perceber que ele está se coçando demais, lambendo ou esfregando o corpo em excesso, fique atento, porque pode ser um sinal de que o seu felino está com alergia. 

Alergias mais comuns

As alergias mais comuns em gatos são:

  1. Alergia alimentar

A alergia alimentar ocorre quando o organismo do seu gato reage a alguma substância presente na alimentação, podendo ser conservantes, componentes químicos e até proteínas da carne presente nas rações. Além dos sinais no corpo do seu bichinho, a alergia alimentar pode apresentar sintomas como diarreia e vômito. 

  1. Alergia a pulgas

Quando uma pulga pica o seu pet, a saliva que entra em contato com o corpo do animalzinho pode causar uma reação alérgica, provocando coceira e incômodo no seu melhor amigo. A prevenção da alergia a pulgas deve ser feita por meio da higienização do ambiente, além dos métodos tradicionais, como o uso de coleiras antipulgas, por exemplo.

Leia mais: Descubra como evitar pulgas no seu pet

  1. Alérgenos no ambiente

Os gatos também podem sofrer alergias por conta de alérgenos que ficam no ar e nos ambientes, como ácaros, fungos e pólen. Essa alergia pode ser sazonal, como a alergia ao pólen, que é mais comum durante a primavera. 

Qual é o tratamento adequado para as alergias?

Cada alergia possuirá um tratamento específico, mas, para isso, é necessário que você leve o seu bichinho ao veterinário, que poderá pesquisar, descobrir e tratar a alergia de forma específica, melhorando a qualidade de vida do seu pet.

Em nosso blog, você confere mais dicas de como cuidar da saúde e do bem-estar do seu felino. Clique aqui e confira.

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também