< voltar
26.08.2021 | Mundo Equino

Cavalo sente frio? Saiba como descobrir

Confira as dicas para saber se o seu equino está com frio

Você sabia que o seu cavalo pode sentir frio? Fernanda Tavares, veterinária da Organnact, explicou como ocorre a mudança de temperatura no corpo dos cavalos. Entenda:

O corpo do cavalo

Assim como os seres humanos, os cavalos possuem um mecanismo de aquecimento ou resfriamento da temperatura corporal. “No calor, nossos vasos sanguíneos ficam mais dilatados e isso aumenta a quantidade de calor perdida pela superfície da pele. Em contrapartida, nos dias frios nossos vasos sanguíneos ficam mais contraídos e menos quantidade de sangue transita pela pele”, explica. Com isso, nossa temperatura muda de forma constante, o que ocorre também com os cavalos.

A zona de temperatura na qual mantemos a estabilidade termorregulatória é chamada zona termoneutra, que é a faixa de temperatura de conforto: quando não estamos tremendo, nem suando. Neste aspecto, a termorregulação dos cavalos é muito semelhante à termorregulação dos humanos. 

Os grandes animais

Em geral, grandes animais são bons em manter o calor e pequenos animais são melhores em perder calor. O interessante do cavalo é que, embora seja um animal de grande porte,  ele é facilmente adaptável e pode sobreviver a temperaturas de -40°C a 40° C. Tecnicamente, os cavalos se adaptam mais facilmente em temperaturas mais baixas, por conta de seu tamanho, mas, no calor, eles possuem uma incrível capacidade de termorregulação por meio do suor.

Fernanda comenta que um cavalo possui sua zona termoneutra muito mais ampla que nós, seres humanos. Enquanto a nossa fica entre 25° C a 30° C, a dos cavalos tem uma ampla variação e está entre 5° C e 25° C. “Nós, humanos, temos a tendência de pensarmos que o cavalo está sentindo frio no mesmo momento que nós, mas isso é um equívoco considerando nossas diferentes zonas termoneutras”, diz.

Portanto, na maioria das vezes o cavalo só poderá começar a sentir frio em temperaturas abaixo de 5°C.

Leia também: Influenza em equinos: é importante vacinar o animal?

Os cavalos e o inverno

Conforme o inverno vai chegando, o organismo dos equinos se prepara para a estação e, quando soltos no pasto, sua pelagem cresce, formando um casaco de pelo. Quando as temperaturas caem, o casaco fica mais evidente: cientificamente, ocorre a piloereção, que é essencialmente o mecanismo que ocorre quando nós humanos ficamos arrepiados. Esse mecanismo cria uma camada de isolamento ao redor do corpo do animal.

Por isso, desde que o cavalo tenha uma pelagem de inverno espessa e permaneça seco, ele geralmente é capaz de manter sua temperatura corporal naturalmente.

A temperatura corporal de um cavalo fica em torno de 38° C e a termorregulação é influenciada pela energia armazenada pelo cavalo através de sua alimentação. O calor da alimentação é gerado pela “quebra” dos alimentos nas células do organismo e pela fermentação das fibras no intestino grosso. 

Como saber se o meu cavalo está com frio?

Um dos sinais que o cavalo está com frio pode ser identificado por meio do tremor. Se o animal estiver tremendo por um longo período de tempo, pode ser que ele não esteja conseguindo manter-se aquecido. O tremor utiliza os músculos para o aquecimento do organismo e também para ativar o gatilho inicial para produção de calor quando há uma queda brusca na temperatura. No entanto, o tremor deverá diminuir conforme sua temperatura central aumenta.

Caso o tremor persista por muito tempo, o ideal é fazer o animal se movimentar, trazê-lo para um abrigo/baia e utilizar mantas ou capas. “A aferição de temperatura também pode ser realizada, a faixa média de temperatura do cavalo é de 37,5 °C a 38,5°C”, explica Fernanda. Portanto, se um cavalo tremer por muito tempo ou sua temperatura central ficar abaixo de 37,5°, essas medidas poderão ser realizadas.

Como o alimento é utilizado como uma forma de gerar calor para o animal, um dos sinais que o cavalo pode estar passando frio também pode ser a perda de peso. No entanto, esse é um sinal visto somente a longo prazo. 

Confira: Você sabe identificar os principais sinais de estresse em cavalos?

Outros cuidados

Cavalos idosos, potros e animais debilitados tendem a sofrer mais com baixas temperaturas. Por isso, ficar atento aos sinais de que o animal está passando frio é muito importante. Portanto, no frio, o passo mais importante a ser tomado é observar o bem-estar do animal, para saber quando intervir para melhorar o conforto do cavalo no inverno.

Caso utilize uma capa, você deve lembrar que uma capa sem ser removida por muito tempo irá predispor o animal a falta de ventilação, criando um ambiente quente e úmido, favorável ao crescimento de fungos e bactérias. Cavalos mais gordos também devem ser um ponto de atenção, pois usam menos energia para se manter aquecidos, portanto, não precisam de capas para promover o isolamento do frio, pois a camada adiposa faz esse papel.

Por fim, outra medida que pode ser tomada é caprichar na forragem, pois ela gera mais calor, através da fermentação da forragem, quando comparada aos grãos e rações. Além disso, é importante reforçar a ingestão de água, pois notoriamente os cavalos diminuem a ingestão durante o inverno. Com isso, há mais chances de cólicas por compactação durante este período. 

Para evitar que isso ocorra, podem ser tomadas medidas que estimulem a ingestão hídrica dos cavalos, como verificar a temperatura da água nos cochos, mantê-la limpa, fresca e em temperatura agradável.

Se você gostou deste post, acesse o blog Mundo Equino e confira mais informações e dicas para cuidar do seu cavalo.

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também