< voltar
02.08.2021 | Mundo Equino

Saiba como é colocada a ferradura nos cavalos

Colocada por um ferrador, a ferradura garante que os cascos não se desgastem rapidamente

No blog Mundo Equino, já falamos sobre a importância da ferradura para os cascos do seu cavalo, mas você sabe como a ferradura é colocada? A Fernanda Tavares, Analista de Pesquisa e Desenvolvimento da Organnact trouxe algumas informações sobre esse tema. Confira:

Por que os cavalos usam ferradura?

Segundo a especialista em mundo equino Fernanda Tavares, o uso das ferraduras é essencial para garantir que os cascos não se desgastem rapidamente. “Assim como as nossas unhas, os cascos do cavalo crescem continuamente. Porém, dependendo do terreno que os animais se encontram, essas estruturas podem se desgastar em excesso ou de forma insuficiente”, explica.

A ferradura permite que os cavalos andem e pratiquem esportes sem desconforto e também auxilia na proteção dos cascos em casos de lesões, além de corrigir diversos problemas. “Se não colocadas, o desgaste excessivo dos cascos pode resultar na dificuldade de mobilidade”, afirma.

Como é colocada a ferradura nos cavalos?

O profissional responsável por colocar e fazer a manutenção das ferraduras e do casco é o ferrador. O primeiro passo para colocar a ferradura no cavalo é aparar e nivelar os cascos, para facilitar a marcha do animal. As ferraduras são moldadas de acordo com com o formato do casco e, após finalizados os moldes, são colocados cravos que são fixados com o auxílio de um martelo nas partes mortas do casco.

Para fazer a manutenção da ferradura, o processo é o mesmo: os cravos e a ferradura são retirados, os cascos nivelados e, caso as ferraduras não estejam desgastadas, é possível reutilizá-las. 

Fernanda explica que a forma correta de colocar a ferradura é com as pontas dos cravos voltadas para fora do casco e não para dentro. “Assim, as pontas serão rebatidas, cortadas e niveladas”, diz.

Leia também: Você deve cuidar dos cascos do seu cavalo, senão…

O cavalo sente dor quando a ferradura é colocada?

Os cravos, utilizados para fixar a ferradura, são colocados nas partes mortas do casco e, por isso, se forem colocados corretamente, o cavalo não deve sentir dor. 

Existe algum risco no uso de ferraduras?

Assim como o desgaste excessivo dos cascos pode ser um problema para os animais, a falta do desgaste também pode resultar em pontos negativos. Fernanda ressalta que os cascos compridos demais podem resultar em problemas nas tensões e dificuldade na movimentação. “É importante contar com um ferrador de sua confiança que faça a manutenção correta das ferraduras, aparando e nivelando os cascos a cada quatro ou cinco semanas”, conclui.

Se o seu cavalo convive com outros animais no pasto, a ferradura não é indicada, pois em caso de brigas, pode causar ferimentos mais graves. Além disso, não é recomendada a ferradura para animais que vivem em pastos muito escorregadios, para evitar quedas.

Casco & Pelo da Organnact é um suplemento vitamínico, mineral e aminoácido que auxilia na manutenção dos pelos e do casco do seu Equino. Conheça.

No blog Mundo Equino, você confere mais dicas para o bem-estar do seu cavalo.

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também