Blog Equino

voltar
04.05.2021 | Dicas

Você deve cuidar dos cascos do seu cavalo, senão…

Saiba mais sobre as medidas necessários para manter os cascos sempre saudáveis 

Os cascos são de grande importância para os cavalos. São eles que vão oferecer sustentação, proteção e amortecer os impactos do dia a dia desse animal, o que influencia diretamente no desempenho, na qualidade de vida e longevidade – pilares fundamentais para a entrega de resultados. 

Independentemente se o cavalo pratica algum esporte equestre, se é utilizado para trabalho ou é aposentado, é de suma importância ter esses cuidados diariamente. 

Veja a seguir as dicas da Maria Eduarda, Veterinária da Organnact, para manter a saúde dos cascos em dia! 

Limpeza dos cascos 

Faça uma limpeza regular, retirando sujidades da sola e ranilha, com o auxílio de um limpador de casco. De preferência, esse processo deve ser feito antes e após utilizar o cavalo, e se não for usá-lo, a indicação é limpar uma vez ao dia.  

Ambiente 

Ofereça ao seu cavalo um ambiente limpo e higienizado, sempre cuide com o excesso de umidade na baia, troque a cama mensalmente ou quando achar viável. Limpe também os dejetos sempre e não deixe que o animal fique por muito tempo em solos lamacentos e úmidos.  

Solo 

Cuidado com os locais onde o cavalo pisa, pois isso influencia diretamente a saúde dos cascos. Evite também que ele ande em solo com muitos pedregulhos, em superfícies duras, além de evitar pistas com piso muito ondulado ou depressões muito fortes.  

Ferrador 

O casco é uma estrutura em permanente crescimento, o que requer um acompanhamento regular com um ferrador de confiança. Os equinos que fazem o uso da ferradura devem ser observados de cinco a seis semanas, mas essa variação depende da necessidade do animal e está ligada a diversos fatores.  

Nos casos de animais sem ferradura, o tempo de acompanhamento é maior, pode variar entre 2 e 4 meses, e também depende dos níveis de prevenção.  

Outro cuidado bem importante é estar sempre em contato com um médico veterinário para qualificar ao máximo a manutenção do casco, amenizando os riscos de problemas como claudicações, laminite, rachaduras, entre outros.  

Nutrição dos cascos

O que você oferece como alimento ao seu cavalo pode afetar seus cascos. Então, forneça uma dieta balanceada para o seu animal, conforme suas necessidades físicas e funções exercidas. Tomar cuidado com a obesidade é indispensável, uma vez que o sobrepeso interfere diretamente na saúde dos cascos. 

Suplementação 

Além de todos os cuidados mencionados acima, é muito importante oferecer produtos que intensifiquem os cuidados, como é o caso da suplementação. Procure suplementos que beneficiem a região, como é o caso do Casco & Pelo da Organnact – um produto desenvolvido especialmente para a boa manutenção dos cascos. Afinal, é como diz o ditado: sem casco não há cavalo! 

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também

    Solicitar pelo WhatsApp