Blog PET

< voltar
16.03.2021 | Mundo Pet

TV para cachorro: para que servem os canais dedicados exclusivamente para cães?

casal e cachorro assistindo tv

Deixar o cachorro sozinho em casa durante muito tempo é sempre difícil, não é mesmo? Muitos tutores sofrem nesse momento, e não é diferente com os cães: eles podem ficar ansiosos e tristes com as horas de solidão, então é sempre bom fazer uso do que estiver à disposição para deixar o dia deles mais tranquilo.

Uma dessas opções são os canais exclusivos para cães. Eles estão na tv e na internet e são caracterizados por terem programações com imagens de outros cães ou outros animais, mostradas para deixar o pet interessado e mais tranquilo. 

Estes canais apresentam programações variadas e apostam em diferentes estratégias para acalmar e chamar a atenção dos pets.

O DogTv, por exemplo, um canal de tv paga que chegou recentemente ao Brasil (aqui está a versão do canal para o youtube), investe em vídeos curtos e imagens que mostram  outros cachorros brincando, dormindo ou fazendo outras atividades, alternando entre imagens que tranquilizem e que chamem a atenção. 

Por outro lado, o Relax My Dog, canal para cães feito exclusivamente para o Youtube, cria uma atmosfera de relaxamento que aposta mais no som do que nas imagens. São playlists de longa duração com músicas suaves e relaxantes.

Baseados em estudos

Os canais para cachorro baseiam-se em estudos que mostram que sons e imagens atraem a atenção dos animais. É o caso, por exemplo, de um estudo de 2013, publicado no jornal Animal Cognition, que mostra que cães reconhecem outros cães usando somente a visão, até mesmo em fotografias, sem o auxílio de cheiros, como se pensava anteriormente.

Não se sabe exatamente o que o animal pensa quando vê as imagens em movimento da TV – será que ele pensa que aquilo está acontecendo ali, onde ele está, ou ele sabe que aquilo é uma espécie de universo paralelo?. O que sabemos é que cada cão reage de diferentes maneiras aos estímulos. Outro estudo, de 2016, observou que os cães reagiam à televisão de maneiras muito diferentes: alguns latiam, outros choramingavam, outros procuravam atrás da televisão e outros não reagiram de nenhuma maneira, então é sempre uma boa ideia observar para ver qual é a reação do animal ao assistir outro cão farejando um gramado na TV antes de deixar ele sozinho curtindo a programação.

É importante salientar também que a tv para cachorros deve ser apenas um complemento para o dia a dia deles – afinal, nada substitui os passeios, as brincadeiras e o carinho da família. 

Por falar em carinho, oferecer Calmyn Dog é uma excelente opção para manter seu melhor amigo tranquilo. Visite nosso site e conheça.

 

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Veja Também