< voltar
26.07.2022 |

Doença renal em gatos: saiba como identificar e o que fazer

imagem: internet/ (reprodução)

Quem tem gato sabe: não é fácil fazer os bichinhos tomarem água. E muitas são as razões que influenciam nesse péssimo hábito, entre elas o fato de que eles não gostam de molhar os bigodes, pouca sede e até mesmo aversão à água. E não à toa veterinários e especialistas recomendam estimular o consumo das mais variadas maneiras, como em fontes, por exemplo.

Isso porque a falta de água pode ser a grande vilã para os gatos, pois pode ser um fator determinante para o surgimento de uma possível doença renal nos bichanos.

Um estudo realizado por dois médicos veterinários e publicados na revista científica Journal of Small Animal Practice revelou que de 35% a 50% dos gatos em meia idade ou idosos são acometidos pela doença renal crônica e que o índice de mortalidade da doença pode chegar a até 57%, ou seja, é preciso mesmo estar atento à doença e à prevenção.

“A doença renal acomete tanto cachorros quanto gatos, sobretudo animais idosos, porém por motivos fisiológicos os gatos costumam ser mais propensos que os cães. A baixa ingestão de água, associada a menor quantidade de néfrons nos rins impacta diretamente na sobrecarga do órgão”, explica Júlia Prokopenko, médica veterinária da Organnact.

Clique aqui para ver a matéria completa no portal Tucurumã.

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também