Blog PET

< voltar
16.04.2024 | Cuidados

Parvovirose: saiba mais sobre esta doença canina

A parvovirose é uma doença altamente contagiosa entre os cães e requer atenção, pois pode ser severa. 

labrador branco com expressão triste deitado no chão

A parvovirose canina é uma doença que afeta o sistema gastrintestinal dos cães e provoca diarreia e vômitos intensos e possui uma alta taxa de letalidade. A doença é causada pelos vírus da família Parvoviridae e é considerada altamente infectocontagiosa. 

A doença representa uma maior ameaça aos filhotes, idosos ou cães com o sistema imunológico comprometido. Eles têm mais dificuldade em combater o vírus, que consegue se replicar com rapidez. 

Quais são os sintomas da parvovirose?

A parvovirose costuma dar sinais quando o vírus já se reproduziu no organismo do cão. Os principais sintomas são: febre, perda de peso, vômitos, diarreia, anemia, dor abdominal – principalmente quando apalpado – e letargia. 

pitbull marrom deitado no chão com um olhar triste

O cão contaminado pode apresentar mudanças no comportamento.

Um importante sinal observado pelos próprios tutores é o forte odor e a presença de sangue na diarreia. Além desses sintomas, a parvovirose pode causar a desidratação e desnutrição que, se não tratadas rapidamente de forma adequada, pode causar a morte do pet. 

Outro fator de risco da doença são as lesões que podem aparecer no trato intestinal dos cães, que podem gerar lesão inflamatória e resultar em choque séptico. 

Como ocorre a transmissão da parvovirose?

Os cães podem ser infectados pelo parvovírus por via oronasal, por meio das fezes, ambientes contaminados e fômites. Ou seja, eles podem se contaminar ao inalar o vírus quando cheiram objetos, superfícies, urina ou fezes contaminadas. Ainda, a contaminação pode acontecer caso os cães ingiram o vírus.

dois border collies brincando no gramado e disputando um brinquedo circular azul

Os cães podem se contaminar também pelo compartilhamento de brinquedos.

Um dos fatores que tornam a parvovirose canina altamente contagiosa é a resistência do vírus. O parvovírus é capaz de sobreviver no ambiente, fora do organismo do hospedeiro, durante meses. Por este motivo, a esterilização correta, com hipoclorito de sódio, dos objetos e espaços que podem ter sido contaminados se faz necessária e fundamental. 

Qual o tratamento da parvovirose?

Devido à rápida progressão da parvovirose, o tratamento se inicia antes mesmo da obtenção dos resultados dos exames. A doença tem uma alta taxa de letalidade, portanto, quanto antes o cão receber os cuidados necessários, maiores são as chances de recuperação. 

Por ser um vírus, não existe remédio para combater propriamente a infecção, no entanto, o tratamento para a parvovirose consiste em oferecer o suporte adequado para reverter os quadros de desidratação ou outras complicações que possam acompanhar a doença. Além disso, o objetivo passa a ser também fortalecer o organismo do pet para que ele consiga se recuperar. 

cachorro marrom e preto bebendo água de uma tigela oferecida por uma mulher

O tratamento da parvovirose consiste em hidratar e fortalecer o organismo do pet para que ele consiga combater o vírus.

O diagnóstico positivo para a parvovirose exige um cuidado extra: o isolamento do cão contaminado. A fim de evitar a transmissão, o cão com parvovirose não deve ter contato com outros pets. 

Como prevenir a parvovirose canina?

A melhor forma de prevenir a contaminação é manter o esquema vacinal do pet sempre atualizado, com as vacinas em dia. Da mesma forma, é recomendado evitar passeios com filhotes que ainda não tenham o protocolo de imunização completo. Converse com o seu médico veterinário de confiança e saiba se o seu pet está protegido. 

veterinário usando luva segura uma seringa, no fundo desfocado, um labrador branco

A vacina é a maior aliada dos tutores na prevenção da parvovirose canina.

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o blog da Organnact para mais conteúdos como este!

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também