Estamos a alguns dias do início do outono e a nova estação requer alguns cuidados extras com os cães e gatos. O outono é marcado pela queda das temperaturas e pela diminuição da frequência das chuvas, o que significa um clima mais ameno e mais seco.
As condições climáticas típicas do outono propiciam problemas oftálmicos, respiratórios e articulares não só em humanos, mas também nos pets. Para ajudar a evitar estes problemas, confira estas dicas:
Uma caminha ou casinha aconchegante com cobertores limpos é o esconderijo perfeito para os dias de temperaturas amenas. Roupinhas quentes também podem ajudar a manter o pet aquecido.
Doenças respiratórias são comuns nesta época, e por isso, é importante manter a vacinação em dia. No caso dos cães, a vacina contra a gripe canina é fundamental para evitar complicações, para os gatos, é a vacina contra a rinotraqueíte.
Além disso, a umidade e temperatura favorecem a proliferação de pulgas e carrapatos, que buscam um novo hospedeiro. Coleiras antiparasitas podem ser seu aliado nos cuidados com a saúde do seu pet.
Com as temperaturas mais baixas, é comum que os pets diminuam o consumo de água. No entanto, eles devem ser estimulados a beber água. Para ajudar na hidratação, a alimentação úmida é uma excelente opção.
Ainda, a atenção deve ser redobrada à saúde oftálmica. O tempo seco também contribui para a evaporação lacrimal, fazendo com que os pets sofram com irritações nos olhos. O médico veterinário do seu pet pode dar dicas para tratar o problema e amenizar o desconforto.
Gostou destas dicas? Continue acompanhando o blog da Organnact para mais conteúdos como este!