Blog PET

< voltar
27.02.2024 | Dicas

Mix feeding

Você sabe o que é?

Cão dourado se alimentando

O mix feeding ou alimentação mista, é uma técnica que consiste em oferecer diferentes tipos de texturas de alimentos para os pets. Esta mistura costuma ser entre ração seca e alimentos úmidos, sejam eles sachês ou alimentação natural. 

Essa modalidade de alimentação proporciona maior ingestão de água, incrementa a palatabilidade e ainda oferece uma experiência sensorial aos pets. 

Como incluir o mix feeding na rotina dos pets?

A alimentação mista pode ser administrada de duas formas: alternar o alimento oferecido de acordo com as refeições, ou em quantidades reduzidas dos alimentos em uma mesma porção. Em ambos os casos, é necessário considerar qual a quantidade ideal que o cão ou gato deve consumir, suprindo as necessidades diárias, sem que haja falta ou excesso de calorias e nutrientes. 

Prato com ingredientes naturais, como abóbora, carne vermelha e mandioca, rodeando uma vasilha de ração.

A inserção de um novo alimento na rotina dos pets deve ocorrer de forma gradual.

Para evitar problemas gastrointestinais, a inclusão de uma nova forma de alimentação deve acontecer de maneira gradual. O ideal é que nos primeiros dias, o fornecimento da dieta seja na seguinte proporção: 75% da alimentação que o pet já está habituado e 25% do novo alimento. 

A proporção deve aumentar de forma gradual, com dois a três dias de espaçamento, até que seja 50% de cada alimento, ou até chegar em 100% do novo alimento para ser intercalado entre as refeições. 

Durante a adaptação, é fundamental acompanhar como o pet reage à mudança na alimentação. Suplementos com probióticos podem ser um grande aliado para este momento. 

Os benefícios do mix feeding 

Fornecer diferentes tipos de alimentação para os pets pode ser benéfico para diferentes aspectos da saúde. A mistura da ração seca com a alimentação úmida combina as vantagens características de cada opção. 

Ter um pet acostumado à ração seca pode ser útil em casos de viagens, por exemplo, pois a ração é de fácil manejo e não precisa de refrigeração. Além disso, a ração tem menor risco de degradação, caso o pet não a consuma logo após ser oferecida no comedouro. Outro ponto positivo da ração é que o formato pode auxiliar na limpeza dos dentes

Quanto à alimentação úmida, como o nome já diz, possui um alto teor de umidade, o que contribui para o aumento de saciedade e para a ingestão de água, contribuindo para a manutenção da saúde renal e geral dos cães e gatos. 

Oferecer uma alimentação mista aos pets possibilita diferentes combinações, o que estimula o apetite. A diversidade de texturas, aromas e consistências promove o enriquecimento de sensações, além de ser um incremento da palatabilidade. O mix feeding é também um aliado contra a obesidade dos pets. 

Gatinho branco olhando para uma tigela e se lambendo.

O mix feeding pode ser benéfico para a saúde dos pets.

Apesar dos benefícios do mix feeding, é preciso ter atenção ao adotar esta técnica, pois fornecer a quantidade inadequada de alimento pode causar sobrecarga no organismo dos pets, devido à abundância de nutrientes, deficiência nutricional ou contribuir para a obesidade deles, com mais calorias do que as necessidades diárias dos cães e gatos. Por este motivo, alterações na dieta devem ser sempre realizadas com a orientação de um médico veterinário. 

Gostou de conhecer mais sobre mix feeding? Continue acompanhando o blog da Organnact para mais conteúdos como este!

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também