Blog PET

< voltar
26.03.2024 | Bem-estar

Meu pet pode comer chocolate?

A Páscoa está chegando, será que posso dar chocolate para o meu pet?

labrador amarelo com tiara de coelho

Com a chegada da Páscoa, muitos tutores se perguntam se o chocolate é um dos alimentos que podem dividir com os pets. Apesar de ser uma sobremesa deliciosa para os humanos, o chocolate é extremamente tóxico para cães e gatos

Mesmo a menor quantidade pode trazer riscos para a saúde dos pets, mas o perigo aumenta de acordo com a porção ingerida. Por este motivo, o chocolate é um alimento proibido para eles.

Além de não haver uma quantidade segura, também não há uma formulação de chocolate que possa ser oferecida. Isso porque as propriedades do cacau, principal ingrediente do chocolate, são as responsáveis por fazer mal aos pets. 

As substâncias tóxicas para os cães e gatos são a cafeína e a teobromina, que causam diferentes reações no organismo dos pets que podem levar à morte. Em caso de ingestão de chocolate, os pets podem apresentar inquietação e hiperatividade nas primeiras horas, devido à cafeína. Outros sintomas que podem indicar que o pet ingeriu chocolate são vômitos, diarreia, tremores, convulsões e temperatura corporal elevada. 

barras de chocolate centralizadas com chocolate em pó ao redor

Mesmo a menor quantidade de chocolate pode ser tóxica para os pets.

Se o seu pet comeu chocolate, é fundamental levá-lo rapidamente ao médico veterinário e informar ao profissional sobre a ingestão, para que o tratamento adequado seja iniciado, a fim de estabilizar o quadro e evitar maiores complicações. 

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o blog da Organnact para mais conteúdos como este!

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também