Blog PET

< voltar
10.04.2024 | Bem-estar

FeLV: saiba como proteger o seu gato

O vírus da leucemia felina é uma infecção que afeta, como o nome diz, os gatos. Proteger os felinos é essencial, pois a doença não tem cura e pode causar complicações graves para os gatos. 

gato laranja recebendo carinho

A leucemia felina, causada pelo vírus FeLV, do inglês, Feline leukemia virus, é uma doença considerada grave que afeta os gatos. O vírus tem capacidade oncogênica, ou seja, ele pode alterar o ciclo das células infectadas e induzir o desenvolvimento de tumores. Além disso, o vírus ataca o sistema imune dos pets, o que pode deixar a saúde dos gatos debilitada. 

A doença é severa e costuma ser acompanhada de complicações graves, como distúrbios hematológicos, disfunções neurológicas e linfomas. A FeLV é uma das principais causas de morte entre os gatos. 

Como a FeLV é transmitida?

A leucemia felina é causada pelo retrovírus FeLV. A transmissão desse vírus ocorre por meio do contato de gatos saudáveis com a saliva, sangue, fezes e urina de gatos infectados. Ainda, a transmissão pode acontecer da mãe durante a gestação, por via transplacentária, ou durante a amamentação, pelo leite.

gata amamentando filhotes

A FeLV pode ser transmitida da mãe aos filhotes.

Dessa forma, a contaminação pode acontecer quando há o convívio sem controle, entre diferentes gatos, no compartilhamento dos potinhos de água e comida, e da caixa de área, e quando há a limpeza mútua. 

O diagnóstico da FeLV é feito a partir de teste sorológico. Os sintomas da leucemia felina podem ser confundidos com diversas outras doenças, pois são: perda de peso, anemia, febre, problemas respiratórios e apatia. 

Com base nos sintomas, e no histórico de comportamento e hábitos do gato, o médico veterinário pode determinar a necessidade de realizar o exame para detectar o vírus da leucemia felina.  

Como tratar e prevenir a FeLV?

A leucemia felina não tem cura. Portanto, o tratamento da doença visa oferecer uma melhor qualidade de vida aos gatos, bem como tratar as infecções secundárias. Como o vírus ataca o sistema imune dos pets, os gatos acabam por ter a saúde debilitada e a expectativa de vida reduzida. 

gato cinza listrado recebendo carinho

Gatos com FeLV devem ser isolados de outros gatos e receber atendimento veterinário com frequência.

É indicado que os gatos contaminados recebam atendimento veterinário com frequência, para detectar quaisquer alterações clínicas. Se um gato positivo para a FeLV convive com outros não contaminados, é recomendado que sejam separados, para evitar a transmissão. 

Para os gatos saudáveis, a vacinação auxilia na prevenção contra a FeLV. Além disso, existe um cuidado simples e essencial que o tutor pode seguir: telar a casa, ou apartamento, para evitar que o gato tenha acesso à rua, controlando o contato com os outros animais.

gato frajola recebendo carinho

A FeLV não é transmitida aos humanos. A atenção dos tutores é essencial para a qualidade de vida dos gatos.

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o blog da Organnact para mais dicas como esta! 

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também