Blog PET

< voltar
23.08.2023 | Mundo Pet

Animais albinos: descubra a beleza e peculiaridade desses pets

 

O albinismo é uma variação genética que pode ocorrer também nos pets. Os animais albinos, assim como ocorre nos humanos, não conseguem produzir melanina, uma proteína responsável por dar cor à pele, aos cabelos, aos pelos e aos olhos. Mais do que as características físicas, a melanina funciona também como um agente protetor contra os raios violetas. Por este motivo, similar aos humanos, os pets albinos apresentam sensibilidade à luz, especialmente a solar. 

Além do teste genético, alguns fatores, como a falta de pigmentação, ajudam a identificar os animais albinos. Eles costumam ser inteiramente brancos, e é comum que estes pets apresentem distúrbios visuais, como a dificuldade de fixar os olhos na mesma direção, o estrabismo, e tenham movimentos involuntários nos olhos, o nistagmo. Não é raro que os animais albinos tenham também quadros de surdez. 

Cuidados com os pets albinos

Ter um pet albino requer cuidados especiais. A sensibilidade à luz e a ausência de pigmentação tornam os animais mais propensos a doenças de pele. Assim, a exposição ao sol deve ser mínima. Em horários de claridade, recomenda-se que os pets não tenham acesso ao ambiente externo, a fim de evitar queimaduras. Da mesma forma que os passeios devem acontecer em horários de baixa incidência solar.  

Origem dos animais albinos

Por serem originários de uma variação genética, a existência de animais albinos na natureza não é tão comum. No entanto, a incidência de pets albinos está relacionada à ação humana. Devido às características estéticas, existe a tendência de buscar a reprodução de pets albinos com outros que partilhem da mesma variação genética. 

 

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o blog da Organnact para mais curiosidades como esta!

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também