Blog PET

< voltar
05.02.2023 | Bem-estar

Alimentação natural para cães: uma escolha saudável e inteligente

Pais e mães de pets estão optando cada vez mais por oferecer dieta natural aos cães, porém esquecem que eles necessitam de suplementos para complementar a alimentação. Entenda! 

A adesão das dietas naturais na alimentação dos cães tem crescido significativamente nos últimos anos, pois a saúde e o bem-estar dos pets têm se tornado prioridade, uma vez que eles fazem parte da família. Continue lendo para entender a importância da suplementação para pets que consomem alimentos naturais.

Por que adotar a dieta natural para cães?

dieta natural para cães

Os alimentos naturais são palatáveis e apresentam diversos benefícios para os cães, pois são formulados com ingredientes de qualidade, como carnes, frutas e vegetais pouco processados e sem adição de componentes artificiais.

Por isso, são fundamentais para os animais que possuem dificuldades de consumo e alergias aos componentes utilizados nos alimentos industrializados, como aditivos, conservantes e corantes artificiais.  

Além disso, as dietas naturais são saborosas e atrativas, com alto teor de umidade, contribuindo para a saciedade e manutenção da saúde renal, além de auxiliarem no apetite, principalmente de cães seletivos e idosos (que tendem a apresentar apetite reduzido nessa fase da vida). 

Leia também: Be Nature Food: alimentação natural, completa e balanceada que os pets adoram

 

Importância da suplementação

suplementação de alimentação natural para cães

As dietas naturais apresentam uma variedade de ingredientes na composição e diversos benefícios, porém não possuem níveis de vitaminas, minerais e aminoácidos adequados para atender o requerimento nutricional de cães.

Desta forma, a suplementação é considerada um item obrigatório para cães alimentados com dietas naturais, para garantir o fornecimento completo e equilibrado de nutrientes, uma vez que os ingredientes não são suficientes para atender integralmente as exigências nutricionais.

Uma dieta com deficiência de vitaminas, minerais e aminoácidos afeta o funcionamento do organismo, reduzindo a imunidade e contribuindo para o desenvolvimento de doenças que podem levar os cães à morte. 

Em filhotes, por exemplo, a deficiência de cálcio, fósforo e vitamina D pode desencadear hiperparatireoidismo secundário nutricional e raquitismo. Já nos adultos, a deficiência de vitamina D, em conjunto com o desbalanceamento na proporção de cálcio e fósforo, leva à osteomalácia, alteração que causa a descalcificação óssea e pode levar a fraturas de ossos longos. 

Os exemplos citados são apenas algumas das consequências, pois existem diversos outros problemas decorrentes da deficiência de nutrientes na dieta de cães.  

Se você está pensando em introduzir refeições naturais na dieta do seu pet, é importante buscar orientação com um nutricionista animal, para garantir o fornecimento de uma dieta completa e equilibrada, com suplementação adequada, prevenindo deficiências nutricionais que podem causar sérios danos à saúde do seu filho de quatro patas.

Como anda a suplementação do seu pet? Continue acompanhando o blog da Organnact para mais conteúdos como esse.

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também