Blog PET

< voltar
06.10.2021 | Bem-estar

Você sabe o que é enriquecimento ambiental?

Saiba como tornar a sua casa um ambiente atrativo para seus pets

Gato brincando com arranhador. Enriquecimento ambiental

Você já ouviu falar em enriquecimento ambiental? A prática de enriquecer o ambiente para o seu pet está relacionada à melhora da saúde física e mental do seu bichinho de estimação. Nesse post, vamos abordar a importância do enriquecimento ambiental e como você pode deixar a sua casa mais atrativa para o seu bichinho de estimação.

Ancestrais

Mesmo quando domesticados, nossos pets possuem alguns instintos de seus ancestrais, que caçavam, possuíam instinto de sobrevivência, fugiam de outros animais e buscavam o seu próprio alimento, por exemplo. Por isso, quando falamos de enriquecimento ambiental, estamos abordando a importância de criar um espaço no qual o seu pet possa interagir com o ambiente, respondendo a estímulos que ele encontraria na natureza.

Mas o que é o enriquecimento ambiental?

Como o nome diz, enriquecimento ambiental é tornar o ambiente mais rico para o seu pet, criando um lugar que desafie, estimule e proporcione novas experiências para o seu bichinho. Os estímulos criados proporcionarão ao seu melhor amigo bem-estar, deixando-o mais tranquilo e menos entediado.

Enriquecimento ambiental para cachorros

Quando o assunto são os cachorros, você pode investir em alguns tipos de enriquecimento ambiental:

  • Brinquedos interativos são uma ótima opção para entreter e divertir o seu cachorro. Escolha por opções em que você possa rechear com ração ou petisco, estimulando o senso de caça de seu companheiro. Você pode investir em brinquedos que emitam sons, que tenham texturas e cheiros diferentes;
  • Uma outra possibilidade é esconder a ração ou petiscos pela casa, fazendo com que o seu cãozinho passe tempo procurando. Conforme a brincadeira for ficando fácil para ele, você pode incluir obstáculos, como colocar o alimento em locais mais altos ou escondê-los em caixas de papelão;
  • Para os dias de calor, que tal esconder os petiscos dentro de cubos de gelo? Além de refrescar seu amigo, torna a hora do petisco um momento divertido.

Enriquecimento ambiental para gatos

Para os felinos, o enriquecimento ambiental é um pouco diferente. Invista em:

  • Arranhadores, que ajudarão o seu pet a desestressar e ainda mantém as unhas aparadas;
  • Nichos na parede, porque os gatos adoram ficar em lugares altos e escalar. Os nichos também conectam o seu gato com o instinto de caça;
  • As fontes de água, além de serem divertidas, estimulam o seu gatinho a manter-se sempre hidratado, já que eles dão preferência à água corrente.

Gostou dessas dicas? Agora é só investir no ambiente e deixar o seu pet ainda mais feliz. Não esqueça que caminhadas e exercícios periódicos também são de extrema importância para a vida do seu pet.

Acesse o blog Mundo Pet para ficar por dentro de mais dicas, confira também o blog Organnact para notícias gerais sobre pets.

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também