Blog PET

< voltar
14.12.2023 | Bem-estar

Vai viajar durante as férias?

cachorro preto no banco de trás deu um carro

Confira estas dicas para transportar seu pet com segurança.

Os pets fazem parte da família, então nada mais justo do que eles nos acompanharem nas viagens das férias, não é mesmo? Mas você sabe como transportar seu pet com segurança? Confira estas dicas para ter uma viagem tranquila, garantindo o bem-estar de todos durante o trajeto.

Apesar de não haver uma regulamentação que determine uma única forma para os pets serem transportados no carro, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estipula algumas regras para o transporte de animais em veículos.

O que diz a legislação?

Segundo o CTB, o pet solto dentro do veículo, ou de alguma forma que possibilite distração ao condutor, corresponde à infração leve. Ainda, o motorista que estiver com o pet no colo, entre os braços ou pernas, estará cometendo infração média. Enquanto transportar o animal na parte externa do veículo corresponde à infração grave. Além disso, não é permitido o transporte de animais em motocicletas, pois a movimentação dos pets pode atrapalhar o condutor e provocar um acidente. 

Dessa forma, o Código de Trânsito determina o que é proibido no transporte de animais em veículos. Mas existem formas de garantir o conforto e segurança dos pets, do condutor e dos passageiros durante o transporte. Confira!

Como transportar o pet?

Conforme a legislação, o pet, e isso vale tanto para cães como para gatos, deve estar sempre preso no interior do veículo. O ideal é que seja com peitoral – ao invés da coleira simples, que pode provocar o estrangulamento, lesões ou enforcamento em casos de freadas bruscas. 

labrador amarelo no banco de trás do carro, ao lado de menina na cadeirinha.

Os pets devem estar confortáveis durante todo o transporte.

A forma como o pet deve estar no carro depende do porte. Como o Detran sugere, cães e gatos devem utilizar peitoral e guia adaptada ou caixas específicas de transporte individual para fixação ao veículo. As caixas transportadoras devem ter um espaço suficiente para que os pets se movimentem por dentro. Os animais de porte pequeno podem utilizar dos assentos para transporte de cães e gatos. No entanto, é recomendado que os pets estejam no assento do meio no banco de trás do carro. 

Para os gatos, que costumam ser mais sensíveis que os cães, é recomendado que o transporte seja feito com a utilização das caixas transportadoras, a fim de evitar fugas.

Como preparar o pet para a viagem?

Acostumar o pet com os itens da viagem, como a caixa transportadora, pode ajudar a tornar o trajeto menos estressante. Além disso, é necessário programar e se preparar para a viagem com antecedência. O que inclui visitas ao médico veterinário, atualização de vacinas, vermifugação e planejamento do trajeto. 

O médico veterinário pode ser consultado para orientações em relação ao uso de fitoterápicos com propriedades calmantes para os pets mais agitados. Ainda, é necessário planejar paradas para que o pet possa aliviar o estresse e fazer as necessidades. É também recomendado não fornecer comida ao pet três horas antes da viagem. 

gato dentro de caixa de transporte.

Acostumar o pet com os acessórios antes da viagem pode ajudar.

E então, está preparado para viajar com o seu pet? Continue acompanhando o blog da Organnact para mais dicas como esta!

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também