Você, provavelmente, já ouviu falar da serotonina, o neurotransmissor associado à sensação de felicidade e de bem-estar. Este neurotransmissor desempenha um papel importante em diversas funções do organismo, como na regulação do humor, do sono, do apetite, nas funções cognitivas, e no desempenho muscular.
Mas você sabia que para ser sintetizada, a serotonina depende de um nutriente? A serotonina é sintetizada a partir do triptofano, um aminoácido essencial encontrado em alimentos como carnes, laticínios, nozes e sementes. O triptofano é um substrato precursor obrigatório da síntese do neurotransmissor serotonina, por isso, variações em seus níveis séricos podem alterar a concentração de serotonina no cérebro.
Os problemas comportamentais estão cada vez mais frequentes em cães e gatos e são influenciados por fatores genéticos, ambientais e sociais. O manejo nutricional é uma importante ferramenta para o tratamento e prevenção de estresse e distúrbios comportamentais.
O trato gastrointestinal e as bactérias presentes nele contribuem para a produção de hormônios e neurotransmissores, incluindo a serotonina. A maior parte da serotonina do organismo é encontrada no trato gastrointestinal, onde regula a motilidade intestinal. O restante está no sistema nervoso central, onde exerce as funções neurotransmissoras. Por este motivo, a saúde intestinal também desempenha um papel importante na sensação de bem-estar.
Alimentos ricos em probióticos e prebióticos podem auxiliar no estímulo da produção de serotonina no organismo.
A ingestão do triptofano estimula a produção de serotonina que, por sua vez, pode ser convertida em melatonina, hormônio fundamental para regulação do sono. Além disso, a melatonina também possui ação antioxidante, que pode auxiliar na prevenção de doenças relacionadas ao envelhecimento.
O aminoácido, o neurotransmissor e o hormônio podem ser adquiridos a partir da alimentação. Uma dieta balanceada fornece o nutriente na quantidade necessária para a manutenção da saúde do pet.
Na proporção ideal, o triptofano pode contribuir para diversos aspectos do bem-estar de cães e gatos, de modo a auxiliar na redução de distúrbios afetivos, ansiedade, agressividade, estresse, distúrbios alimentares e outros.
Se o pet vai ser submetido a situações de estresse, como idas à consulta com o médico veterinário, chegada de um novo membro na família ou mudanças na rotina, a suplementação de triptofano pode ser indicada. Além disso, comportamentos relacionados ao estresse podem ser um indicativo de que a nutrição do pet está desequilibrada.
A ansiedade em cães e gatos pode ser notada a partir de alguns sinais simples e comportamentos que eles apresentam, por exemplo, apetite desequilibrado, quando o pet come pouco ou em exagero; lambeduras excessivas; hiperatividade; contínuo estado de alerta; queda de pelo; medo excessivo; agressividade ou comportamentos destrutivos.
Nestes casos, o médico veterinário pode indicar a suplementação de triptofano para auxiliar na diminuição da ansiedade do pet. Quando administrado na quantidade adequada para o pet, a suplementação de triptofano é benéfica para a saúde e não causa efeitos adversos.
Outro suplemento que pode auxiliar nos momentos de estresse é o que contém probióticos e prebióticos. Esta suplementação contribui para o equilíbrio da microbiota intestinal e, dessa forma, auxilia na produção de serotonina.
Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o blog da Organnact para mais conteúdos como este!