Blog PET

< voltar
01.04.2022 | Dicas

Posso dar leite de vaca para filhote de cachorro e gato?

cachorro tomando leite no pote

Entenda por que dar leite para filhote de cachorro e gato pode fazer mal e quais são os substitutos alimentares 

Quando falamos em leite para filhote de cachorro ou gato, imediatamente lembramos das cenas de filmes ou desenhos de um gatinho com uma tigela de leite. Por ser um alimento materno popular, as pessoas erroneamente oferecem leite de vaca aos animais. 

Mas você sabia que o leite de vaca faz mal para cães e gatos? Se você é mãe ou pai de pet, continue lendo o texto para saber mais. 

Jamais dê leite de vaca! 

O leite de vaca em caixa que nós humanos consumimos, ou até mesmo o leite em pó, contêm altos níveis de lactose e outros componentes que podem causar alergias alimentares e problemas intestinais nos animais, como diarreia, vômitos, gases e desconforto abdominal. 

Muitas pessoas pensam que o leite é um alimento nutritivo para animais resgatados, desnutridos ou com dificuldade na mastigação, mas não é bem assim!  

Os veterinários não recomendam leite de vaca para cães e gatos de qualquer idade, por suas necessidades serem diferentes. 

Posso dar leite para filhote esporadicamente? 

Não! Entenda que o leite de vaca não tem as propriedades nutricionais de vitaminas e proteínas que os cães filhotes realmente necessitam.  

Caso não seja possível para a mãe amamentar seu filhote, o ideal é procurar a ajuda de um veterinário para ver quais alternativas alimentares são melhores para o seu desenvolvimento. O mesmo vale para cachorros e gatos na idade adulta. 

Intolerância à lactose em animais 

O organismo dos cães, à medida que cresce e se desenvolve, passa a produzir menos da enzima lactase — responsável pela digestão da lactose — o que significa que se o seu amigo de quatro patas ingerir leite, este não será digerido adequadamente pelo organismo, contribuindo para o desenvolvimento de intolerância à lactose. 

Geralmente, a intolerância se manifesta como uma reação gastrointestinal. No caso da alergia alimentar, os sintomas podem aparecer como feridas, coceiras, queda de pelos e até problemas respiratórios. 

Além disso, os níveis de intolerância à lactose variam muito: alguns animais apresentam sintomas mais aparentes e outros mais leves. 

Portanto, fique atento ao seu filho de quatro patas e, se notar algum desses sinais, leve-o ao veterinário, que instruirá sobre fórmulas especiais para repor as vitaminas, minerais e outros nutrientes necessários. 

Uso de substitutos do leite para filhote 

Na ausência da mãe do animal ou para fornecer o suporte nutricional necessário, uma alternativa recomendada pelo veterinário é usar um substituto do leite, como o Orgamilk 

Orgamilk é um suplemento vitamínico de alta palatabilidade e digestibilidade, que contém probióticos e prebióticos, vitaminas e minerais essenciais para filhotes de cães e gatos e é indicado desde a fase da amamentação até o desmame.  

Pode ser utilizado como suporte nutricional em filhotes de cães e gatos que não estão recebendo leite de forma adequada. Exemplos: fêmeas com pouco leite, filhotes órfãos, ninhada numerosa, filhotes demasiadamente grandes, mães que não receberam suporte nutricional durante a gestação, etc. 

Proporcionar esse carinho é o que torna o seu amigo de quatro patas ainda mais forte e saudável. 

Agora que você já conhece a importância de oferecer o alimento adequado aos filhotes e sabe todos os benefícios do Orgamilk, é só oferecer esse carinho tão especial para os tão amados recém-nascidos.  

No blog da Organnact você confere mais dicas para cuidar dos seus filhotes. Acesse!

CATEGORIAS DO BLOG
PESQUISAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Veja Também